Porque é que os carros novos ainda têm leitores de CD?
É uma pergunta razoável desde que as vendas de CDs têm tido uma tendência descendente acentuada:
Este gráfico termina em 2016; 2017 as vendas de CDs nos EUA foram pouco menos de 40 milhões.
No entanto, 40 milhões ainda é um monte de CDs! E a maioria deles são comprados especificamente para jogar em carros. Mais importante ainda, as pessoas são criaturas de hábitos e muitas vezes têm pilhas dos seus CDs favoritos que movem de carro para carro, mesmo quando substituem os seus veículos. Quando NÃO ter um CD player pode fazer a diferença entre um consumidor que compra o seu carro ou o de um concorrente, você pode apostar que os $10 extras ou menos para ter um CD player se torna um grande negócio.
Sim, tecnicamente todos esses CDs poderiam ser rasgados e tocados de um telefone, mas isso envolve várias etapas técnicas que um comprador de CD é o menos provável de entender e se preocupar em fazer.
Como ponto de comparação, veja as vendas de cassetes no gráfico acima - note que em 2004, mais ou menos, eles são praticamente inexistentes. Adivinhe quando o último leitor de cassetes apareceu num carro novo? 2010, quase dez anos após as vendas de cassetes terem atingido a taxa de cerca de 40 milhões que os CDs estão hoje.
Expectativa de ver leitores de CD em carros durante pelo menos os próximos 5 anos, e possivelmente a próxima década.
Artigos semelhantes
- Que carros novos ainda vêm com leitores de CD (áudio) ou trocadores, se houver?
- Porque é que os isqueiros/12V nas tomadas eléctricas dos carros mais novos não têm potência constante como nos carros mais antigos?
- Quais são os nomes das aplicações dos leitores de vídeo e leitores de áudio?
- Posso gravar um CD de áudio num DVD-R e tê-lo comportado como um CD-R para que o possa reproduzir em todos os carros e leitores?