Porque é que a Indonésia é um país tão pobre?
Bem, depende de que definição é rico ou pobre.
Financeira e economicamente, bem talvez a Indonésia seja a menos rica entre as nações do G-20. Até mesmo o nosso PIB per capita é muito inferior ao de Cingapura, nossa vizinha ilha da cidade e da Malásia, nossa prima distante. No entanto, por favor, se preocupe em pesquisar no Google os custos de vida mais baixos do mundo. E você encontrará a Indonésia entre os primeiros lugares.
Mas, naturalmente falando, a definição de rico e pobre depende.
P>Deixemos de lado os recursos minerais e naturais, que temos em abundância.
p>P>Pomos aqui apenas algumas coisas básicas: luz do sol e água.Temos muita água. Água de rio, água de nascente, água de lago e água do mar. Nós somos o maior arquipélago do mundo.
Enter a luz do sol. A Indonésia fica na linha do Equador. Onde o sol brilha orgulhosamente durante todo o ano. Temos estações secas e chuvosas regulares, embora perturbadas por fenômenos naturais recentes.
Você sabe o que acontece quando temos muita luz do sol e água? Temos vida em toda parte. Acreditamos, Deus estava sorrindo quando criou o nosso país. De ilha em ilha você não ficará decepcionado com o cenário natural e os produtos agrícolas.
E falando em ilhas, temos de 13.000 a 17.000. Recentemente nos preocupamos em contá-las e nomeá-las todas por causa do bem, talvez agora tenhamos um homem mais parecido com o nosso presidente. A contagem das ilhas faz os nossos burocratas adoecerem. Porquê? Porque cada vez que qualquer vulcão submarino entra em erupção, voilá, temos novas ilhas. E sabes aquele homem que é o nosso presidente? Ele quer todos os produtos marítimos (todos de 13.000-17.000 ilhas) para o nosso próprio povo e não hesita em deixar o seu ministro explodir navios estrangeiros. Porquê? Por causa dessas dez mil ilhas, só algumas são habitadas. E nós, claro, temos um paraíso submarino sob os nossos mares. A fim de salvaguardar as nossas riquezas marítimas, o nosso ministro marítimo (mulher, escola abandonada, tatuada, tatuada, ministro túmulo um) não hesita em mexer com as Repúblicas Populares da China. De todas as nações poderosas do mundo, ela se mete com a RPC. E até hoje tudo bem, obrigado. Ainda estamos listados no mapa.
Falando sobre o nosso presidente, ele conta, ele pergunta, ele monitora, ele avalia, que presidente frugal de negócios ele é. Ele também é tão legal, o único presidente da Indonésia que não se preocupa que seu filho ganha a vida vendendo lanches, catering para eventos de casamento e vendendo gabardinas.
Falando sobre os filhos e filhas do presidente, a Primeira Família, temos agora uma família muito abaixo da terra. Eles não se incomodam em ser considerados um fracasso pelo padrão tradicional, com a primeira dama frequentemente voando incógnito classe econômica, de alguma forma a filha presidencial não passou no exame do serviço público local (que o presidente certamente tem alguma #cough# margem de manobra, se ele quiser) e os primeiros filhos são um simples restaurador e um estudante flamboyant em Singapura. Este tipo de família, acreditamos (na medida em que as informações atuais sobre eles nos esclarecem) vai salvar o nosso orçamento do estado. Eles parecem estar longe das Primeiras Famílias anteriores, que não hesitaram em se mostrar como Primeiras Famílias. Como você financia o estilo de vida da Primeira Família, claro, se você não é uma pessoa rica e imunda? #wink
E que tal nós indonésios podermos falar livremente sobre a família presidencial, é claro que também deve ser contada como nossa riqueza.
E falando novamente sobre o orçamento do estado, com corrupção desenfreada e má percepção da burocracia indonésia, bem, acontece que estamos muito bem. O orçamento foi e é considerado credível pela comunidade internacional e temos um ministro das Finanças muito bom para salvaguardar as condições económicas.
E de volta sobre a riqueza financeira e económica, acha que é rico quando tem de trabalhar como um burro só para manter o seu estilo de vida? Nós indonésios poderíamos manter o nosso nível de vida, apesar de trabalharmos menos, mexericarmos tanto, e até suportar o fardo de viver em casa dos pais (e talvez dos avós) e pagar por filhos e filhas e parentes que quisessem estudar em colégios internos religiosos.
Que os meus amigos, são uma forma de medir as nossas riquezas.
Então, acha que a Indonésia é rica ou pobre?
Artigos semelhantes
- Por que a cobertura sem fio da AT&T é tão pobre em São Francisco e na área da baía em geral?
- Porque é que a Indonésia tem tantos acidentes de avião?
- Porque é que a IndiHome/Telkom está a bloquear a Netflix na Indonésia?
- Eu sou muito pobre em matemática. Nem eu posso fazer cálculos de uma só vez. Estou muito deprimido e com o coração partido. O que devo fazer?