Porque é que a IndiHome/Telkom está a bloquear a Netflix na Indonésia?
Netflix estava disponível na Indonésia em 1 de Janeiro de 2016 com escolha limitada de filmes disponíveis. Fiquei entusiasmado porque finalmente consegui ver filmes legalmente, não de um site obscuro que oferece um filme de CD de raios azuis rasgado (ou pior, com qualidade de gravação em teatro chinês/vietnamita).
No início, parece bem para o primeiro ou dois meses, até que a Telkom, como a SOE da Indonésia nos disse, vai bloquear a Netflix. A razão deles é que a Netflix está cheia de conteúdo adulto não censurado e basicamente a Netflix não obedece às leis de censura da Indonésia.
Mas, é que tudo?
Telkom é uma empresa de telecomunicações, em sua maioria propriedade do governo, que tem a mais ampla cobertura na Indonésia, desde cidades até o meio do nada. Parece que eles monopolizam a indústria das telecomunicações, certo? É isso que a Telkom também sente.
Netflix é uma empresa estrangeira, uma empresa realmente lucrativa, a Telkom sente que eles também precisam se juntar à banda. Mas ao invés disso, a Netflix penetrou no mercado indonésio sozinha. Como uma empresa gigante com um mercado enorme, a Telkom também quer uma parte dele, mas não conseguiu fazer parte dele.
Netflix foi bloqueada efetivamente em março de 2016, e em abril de 2016 a Telkom anuncia sua parceria com um serviço VOD mais localizado chamado Iflix.
Pode você ver o padrão?
Parágrafos depois de "Mas, é tudo?" é puramente a minha opinião.