Porque é que o meu tom de guitarra é tão mau?
Tom de guitarra eléctrica vem de uma corrente de sinal.
É:
Mente - Dedos - palheta - cordas - palhetas - cabo - efeitos pré-amplificador - pré-amplificador - efeitos pós-amplificador - amplificador de potência - colunas - room.
▲The aspectos da engrenagem do som ao vivo - alguns podem ser feitos através de um emulador - mas a mente, os dedos e a palheta e as cordas desempenham um papel ainda maior na formação do som.
Cada um destes pode estar a causar um mau tom, mas é mais provável que todos contribuam.
As coisas mais cedo na cadeia de sinais têm o maior impacto no som.
- The Mind. O que sai da sua guitarra vem da sua mente. É daqui que vêm todas as técnicas e escolhas de tocar. Mas a mente pode trabalhar contra você, assim como para você. Você pode ter expectativas incorretas sobre o que é bom tom - o que funciona no quarto não funciona no palco, e vice-versa. Você também pode estar fazendo os ajustes opostos aos que você precisa fazer porque você diagnosticou mal os seus problemas de tom. A minha primeira pergunta seria sempre: como posso mudar o meu raciocínio sobre isto.
- Fingers. Tanto na mão esquerda como na direita, seus dedos impactam o tom. O quanto você pressiona, se e como você toca vibrato e dobra. Você pode estar afinando as cordas pela maneira como você toca. Revise a sua técnica.
- Pick, ou pregos/ pontas dos dedos. Palhetas diferentes têm sons diferentes, e formas diferentes de usar a palheta criam sons diferentes. Tente uma palheta mais pesada e uma mais leve.>li> Cordas. Elas são frescas? Elas estão afinadas? Se elas não tiverem sido esticadas corretamente, elas só ficarão dentro por alguns compassos, e então você terá o tom horrível das cordas não-quitetadas. As velhas cordas danificam o tom, e as cordas que são muito leves dificultam o bom tom. Considere 0.010s para electric.
- Pickups. A madeira de uma guitarra elétrica não tem muito impacto, mas as pick-ups fazem uma enorme diferença. Você já teve um bom tom destas pickups? Experimente a guitarra de outra pessoa com a sua configuração. Está melhor? Se for, é quase de certeza a pickups.
- Cabo. Um cabo barato com alta resistência e capacitância mata o seu tom. Tente com um cabo muito curto. É melhor assim? Se sim, considere obter um cabo OFC (cobre sem oxigénio) de alta qualidade com enormes macacos de latão.
- Pre-pre-amp efeitos. Wah-wah, boost, pre-eq e distorção geralmente vêm em frente ao seu amplificador. São alimentados, ou estão a usar bateria? As baterias são recentes? Baterias ruins matam o tom. Tente removê-las todas. O tom é melhor, mesmo que não seja mais o que você quer? Se você não tiver o EQ ligado antes do amplificador, e estiver usando o overdrive do amplificador (canal de chumbo ou crunch), considere usar um EQ Gráfico, como um Boss GE-7, para tirar as freqüências graves. Eles podem baralhar o sinal.
- Pré-amplificador. Que amplificador você tem? Há uma razão pela qual os amplificadores caros são, bem, caros. Há por aí agora equipamento bom, como o Boss Katana, a preços de saldo, mas também há muito equipamento mau. Pede emprestado outro amplificador e vê se as coisas são melhores. Além disso, achate todos os controles de tom, colocando-os verticalmente para cima (rotaries) ou na posição central (Graphic EQ). Será que isso melhora as coisas? Você pode ter piorado as coisas e não melhorado com os seus experimentos de tom.>li>Efeitos de pós-colisão. Flanging, chorus, phasing, eco, reverb e a maioria dos outros efeitos vão após o pré-amplificador, através do loop de efeitos. Você os colocou na frente de um pré-amplificador com excesso de velocidade? Isso definitivamente causaria um mau tom. Desligue todos os efeitos. Isso melhora as coisas? Especialmente desligue o pernicioso efeito de reverberação. Você não precisa dele, e ele vai atrapalhar o modo de vida.>li>Amp. de potência. Ele é poderoso o suficiente para o volume que você está tentando sair dele? Ao contrário das válvulas, os amplificadores de potência transistor não soam bem quando são empurrados com força. O seu amplificador de potência não deve estar extraindo mais que ⅓ de sua potência de pico na maior parte do tempo.
- Speakers. São as colunas que combinam com o seu amplificador? Eles são a impedância certa, são do tipo certo? Se não, o tom é ruim.
- Room. O que mais há no seu quarto? As outras coisas estão a vibrar? Um piano desafinado pode fazer tudo soar mal. Que tipo de quarto é este? Se for pequeno e brilhante, vai dar um som muito ruidoso.
Artigos semelhantes
- Que corda tem um tom melhor para a minha guitarra Takamine série G, Elixir ou D'Addrio?
- Como é que eu posso aprender guitarra? Quais são algumas boas dicas para tocar guitarra?
- Devo comprar um novo afinador de guitarra ou devo usar aplicativos de afinação de guitarra?
- Uma guitarra eléctrica pode usar um amplificador de guitarra não eléctrico?