A tecnologia/inovação é a resposta para tudo?
P>Pode responder a um subconjunto de um monte de problemas, mas normalmente não a dimensão humana.
p>P>Passemos pela mudança climática. Temos toda a tecnologia necessária para eliminar as emissões de CO2 entre geração eólica e solar, electrificação dos transportes, biocombustíveis e afins. Mas não conseguimos convencer um grande pedaço da população humana de que é um problema sério que vale a pena resolver e, especialmente, não conseguimos convencer a maioria das pessoas que vivem muito bem dos combustíveis fósseis, por isso estamos arrastando nossos pés. A tecnologia está lá, a vontade não está.P>Levemos levar a felicidade humana. A tecnologia tem feito um trabalho incrível sobre o básico. Nós entendemos os princípios gerais e para indivíduos específicos podemos ajudá-los a estar bem contentes a maior parte do tempo. Para outros, temos várias drogas que podem estabilizá-los à normalidade e ao contentamento. Mas certamente não podemos fazer todos felizes (nem é certo que devamos).
Demos às pessoas uma vida com sentido. Um dos aspectos de uma vida significativa é uma vocação significativa, algo que você desfruta, que devolve valor à sociedade, que lhe dá múltiplas recompensas no equilíbrio que você gosta em todo o espectro físico, mental e emocional. Para algumas pessoas, é cozer. Para outros, é gerir corporações globais. Para outros, é a agricultura. Para outros, é ser um médico. Para outros, é o trabalho na indústria da hospitalidade. Para outros, é a estabilidade dos empregos da indústria de manufactura. Mas a tecnologia está automatizando todas essas profissões, reduzindo o número de pessoas necessárias para oferecer valor aos consumidores e relegando mais pessoas a expectativas de trabalho reduzidas ou a mudanças radicais no que estão fazendo, que na melhor das hipóteses são desconcertantes. A vida de algumas pessoas torna-se mais significativa. Qualquer pessoa que começou a estudar robótica, mecatrónica, sistemas de visão ou sistemas limitados de IA há quinze ou vinte anos atrás, é agora dourada, e provavelmente para além dos seus sonhos mais loucos. Mas outros não têm tanta sorte.
Tecnologia é um kit de ferramentas. A inovação é um processo. Ambos são martelos em busca de pregos, não a resposta para tudo.
Artigos semelhantes
- Qual é a diferença entre a inovação incremental e a inovação radical?
- Um tempo de resposta de 5ms é bom para o jogo, ou devo desembolsar mais algum dinheiro para obter um tempo de resposta de 2ms?
- O que é correcto: 'Até agora, ainda não recebi resposta' ou 'Até agora, ainda não recebi resposta'?
- Qual é a tecnologia ou inovação de smartphone mais útil, de acordo com você?