Por que não usaram a proporção dourada ao projetar resoluções de tela modernas?
Deixe-me falar sobre a aula na qual aprendi pela primeira vez sobre a proporção áurea.Tínhamos entrado do nosso intervalo ao sol, incluindo o professor, estávamos bastante acomodados, o professor não estava incluído, e o professor começa a aula perguntando:
"Quantos de vocês sabem o que é a proporção áurea? Ninguém? Ótimo! Todos pegam num pau."
Ele desmaia aqueles pauzinhos de gelados, um para cada um, e quando todos nós temos um e estamos a olhar para ele com expressões devidamente confusas, ele continua:
"Agora todos vocês, peguem numa caneta, e façam uma linha no pau. Apenas uma linha, uma que bissete o bastão, e onde quiserem. Bom? Óptimo, então devolve-os."
Ele recolhe os paus, e classifica-os em pilhas na sua secretária. Uma pilha é muito maior que as outras.
Mais tarde na aula, o nosso professor explicou que lhe disseram que a maioria das pessoas não gravita para a beleza estética da proporção dourada, a maioria das pessoas quando lhe pedem para desenhar uma linha vai colocá-la no meio, pois é uma divisão mais fácil. E com certeza, a maior pilha tinha linhas dentro ou perto do meio do bastão. Apenas três das vinte e seis pessoas a tinham desenhado para um lado, quando medida quase exatamente de acordo com a proporção de ouro, e um coringa tinha bissetado o bastão horizontalmente, com uma linha tão grossa que ocupava cerca de um terço da largura.
A classe ficou comigo. É um grande exemplo de como uma regra, a proporção de ouro aqui, pode fazer todo o sentido, com muitas ocorrências e provas para suportar tudo à nossa volta. Mas não assuma que todos esses fatores externos sejam reflexivos da mente humana.
Artigos semelhantes
- Por que a Apple TV não suporta o formato MKV ou resoluções superiores a 720p?
- A Apple alguma vez vai mudar a proporção da tela do iPad para 16:9?
- Quais são as vantagens e desvantagens da tela de proporção 18:9 para telefones?
- Quais são as dicas que você usaria para se ater às resoluções de Ano Novo?