Quais são alguns bons exemplos de perseverança na Bíblia?
A Bíblia mostra que a perseverança é uma das virtudes que se esperam dos cristãos. É a prova da genuinidade da fé e maturidade espiritual (João 8:31; Atos 14:22; Romanos 5:3-4; Colossenses 1:21-23; Hebreus 3:12-14; 4:1-11; 6:11-12).elementos envolvidos na perseverança que é a perseverança ou persistência são: -br>>>/p>ul>li> crescimento espiritual - Efésios 4:15 -/li>li>frutibilidade - João 15:4-8 -/li>li>li>coura de Deus's - Efésios 6:11-18 -/li>li>chastening - Hebreus 12:5-13>li>segurança - 2 Timóteo 1:12li>salvação - Mateus 10:22li>li>recompensa - Gálatas 6:6:9/ul>>br>Os cristãos são chamados não só a crer no evangelho, mas também a suportar qualquer desafio que possam enfrentar por causa do evangelho. A verdadeira vitória cristã é alcançada suportando diferentes tipos de sofrimento, seja tribulação, angústia, perseguição, fome, nudez, perigo ou espada através do amor de Cristo Salvador (cf. Romanos 8:35-39).
Existem vários exemplos de perseverança na Bíblia e abaixo são apenas alguns deles:
1. Jó
A história de Jó é uma história familiar que nos demonstra vividamente como um crente pode perseverar diante de extrema dureza e ainda manter sua fé e integridade intactas.
<
"Meus irmãos, tomai como exemplo de sofrimento e paciência os profetas, que falaram em nome do Senhor". De fato, nós os consideramos bem-aventurados aqueles que perduram. Ouvistes falar da perseverança de Jó e vistes o fim pretendido pelo Senhor - que o Senhor é muito compassivo e misericordioso" (Tiago 5:10-11).
>br>2. O Profeta Jeremias
3. A Viúva em Lucas 18:1-8
Esta é conhecida como a Parábola da Perseverança. O Senhor Jesus apresenta a viúva por trás da história como um bom exemplo de perseverança.
<
"E para isto lhes disse uma parábola, que os homens devem orar sempre, e não desmaiar; dizendo: Havia numa cidade um juiz, que não temia a Deus, nem considerava o homem: E havia uma viúva naquela cidade; e ela veio ter com ele, dizendo: Vinga-me do meu adversário. E ele não quis por algum tempo; mas depois disse dentro de si: Ainda que eu não temesse a Deus, nem olhasse para o homem; mas, porque esta viúva me perturba, vingar-me-ei dela, para que, pela sua contínua vinda, não me canse. E disse o Senhor: Ouvi o que diz o injusto juiz. E não vingará Deus os seus próprios eleitos, que clamam dia e noite a ele, ainda que ele os suporte por muito tempo? Eu vos digo que Ele os vingará rapidamente. No entanto, quando vier o Filho do homem, achará ele fé na terra?"
p> A viúva implorou persistentemente por justiça a um juiz iníquo que cedeu à sua persistente exigência de justiça, de modo a impedi-la de o importunar.>p>4. O Apóstolo Pauloa vida de Paulo define o que é a perseverança. Eis como ele a descreve usando as experiências por que sua equipe missionária passou no curso do avanço do evangelho:
<
"Estamos perturbados de todos os lados, mas não angustiados; estamos perplexos, mas não desesperados;. perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos; carregando sempre no corpo a morte do Senhor Jesus, para que a vida também de Jesus se manifeste em nosso corpo. Porque nós que vivemos somos sempre entregues à morte por Jesus' por amor, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal. Assim, pois, a morte opera em nós, mas a vida em vós. Nós temos o mesmo espírito de fé, como está escrito: eu crei, e por isso falei; nós também cremos, e por isso falamos". (2 Coríntios 4::8-13)
>p>>br>Outras vezes, o Apóstolo Paulo nos dá um catálogo da sua própria provação em fazer o trabalho de Deus' o trabalho de Deus:>/p>>p>" São ministros de Cristo? (falo como um tolo) Eu sou mais; em trabalhos mais abundantes, em riscas acima da medida, em prisões mais freqüentes, em mortes freqüentes. Dos judeus, cinco vezes recebi quarenta listras, menos uma. Três vezes fui espancado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia estive nas profundezas; Em viagens frequentes, em perigos das águas, em perigos dos ladrões, em perigos dos meus próprios conterrâneos, em perigos dos pagãos, em perigos da cidade, em perigos do deserto, em perigos do mar, em perigos dos falsos irmãos; em cansaço e dor, em vigílias frequentes, em fome e sede, em jejuns frequentes, em frio e nudez. Ao lado das coisas que me faltam, das que me vêm diariamente, o cuidado de todas as igrejas. Quem é fraco, e eu não sou fraco? quem é ofendido, e eu não queimo? Se eu precisar de glória, eu me gloriarei das coisas que dizem respeito às minhas fraquezas. O Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que é abençoado para sempre, sabe que eu não minto. Em Damasco, o governador sob Aretas, o rei manteve a cidade dos damascenos com uma guarnição, desejoso de me prender: E através de uma janela numa cesta, fui derrubado pela parede, e escapei das suas mãos." (2 Coríntios 11:23-33). >p>>br>Finalmente, vemos o quadro real da alegria de um cristão que perseverou até o fim:
>/p>>p>"Pois agora estou pronto para ser oferecido, e a hora da minha partida está próxima. Lutei uma boa luta, terminei o meu curso, mantive a fé: Doravante está guardada para mim uma coroa de justiça, que o Senhor, o justo juiz, me dará naquele dia; e não só a mim, mas também a todos os que amam a sua aparição.(2 Timóteo 4:6-8)"
Artigos semelhantes
- Por que a Bíblia NRSV é muito menos popular do que a Bíblia NVI?
- Se a Bíblia Douay Rheims é a Bíblia Católica mais exata em inglês, por que nós (católicos) não somos encorajados a ler mais a partir dela?
- Como uma Bíblia de estudo e uma Bíblia de referência diferem?
- Qual é a melhor tradução da Bíblia para estudar? Qual é a melhor tradução da Bíblia para estudar?