O Google Stadia é o futuro dos jogos?
A verdadeira questão aqui é se 2019 é demasiado cedo para esse futuro.>p> Não estou muito familiarizado com videojogos, mas até eu consigo ver três questões gritantes com os serviços de streaming de jogos:
- Velocidades da Internet. Atualmente, a maioria dos serviços de streaming de jogos requer um mínimo de 25Mbps de velocidade de download/upload, a fim de atingir 1080p jogos a 60fps. Isso é um mínimo. A velocidade da Internet, é claro, flutua constantemente; se a sua velocidade máxima de Internet em casa é de 25Mbps, você vai mergulhar abaixo disso com bastante frequência, e a sua jogabilidade sofrerá com isso.
>br>A velocidade média da Internet nos lares americanos é de cerca de 18Mbps. Isso não está nem perto do requisito mínimo de 25Mbps. A maioria dos estados do Midwest tem velocidades de internet mal acima de 10Mbps. Esses números vão aumentar com o passar do tempo, mas neste momento não parece que estejamos prontos para o Google Stadia. - Qualidade da Internet. Como você provavelmente pode supor pelo número anterior, se a sua internet estiver instável, você não terá uma jogabilidade suave mesmo que você tenha mais de 25Mbps. Suponha que suas velocidades de internet estejam tecnicamente em 70Mbps - se sua qualidade de internet for muito baixa, suas velocidades rápidas de internet não vão fazer muita diferença na melhoria da qualidade do seu jogo.
>br> Se você compartilhar sua internet com outras pessoas, este será um problema significativo. No momento em que seu familiar ou companheiro de quarto começar a assistir vídeos de 4k no YouTube ou começar a baixar grandes atualizações em seus dispositivos, a velocidade da internet no seu computador vai cair. Se você transmitir jogos através de Wi-Fi em vez de ethernet, a qualidade da sua internet cairá ainda mais. Neste momento, parece que os serviços de streaming de jogos só funcionarão para pessoas que vivem sozinhas.>li>Lag. Eu não jogo nenhum jogo intenso que exija a quebra de botões em segundos. Mas há muitos jogos por aí que precisam. E para esses jogos, minimizar a defasagem (tanto de entrada quanto de saída) é muito importante na jogabilidade - um quarto de segundo pode fazer toda a diferença. Mas neste momento, a maioria dos serviços de streaming de jogos tem um input/output lag que torna a maioria dos jogos de ritmo elevado inutilizável, especialmente aqueles em que você está competindo com outros jogadores humanos em tempo real.
p> Todos esses três jogos vão melhorar com o tempo. Eu acho que 2019 é muito cedo para este tipo de serviços. A menos que o Google consiga, de alguma forma, arranjar uma solução para estes problemas antes do seu lançamento no final deste ano, 2021 parece-me ser uma melhor altura para lançar o Stadia.