Qual é a precisão do Fitbit Versa 2 no cálculo das calorias?
Não é muito preciso, na minha opinião, pelo menos em termos de números absolutos.
O maior problema é que a estimativa de calorias BMR & / ou inativo é quase completamente baseado em modelos e nenhum dos sensores no dispositivo pode realmente calibrar esse modelo para indivíduos com qualquer grau de precisão. Então, se você tem um metabolismo lento, então a leitura FitBit será uma superestimativa do seu TDEE enquanto que se você tem um metabolismo rápido, então a leitura FitBit será uma subestimativa.
Então eu não confiaria nos números absolutos de calorias queimadas como sendo uma verdadeira medida do seu TDEE a cada dia. Isto é relevante se você estiver confiando na contagem de calorias do FitBit para calcular ou planejar um déficit calórico, você quase certamente cometerá um erro ou notará uma grande discrepância.
Se você quiser saber qual é o seu déficit calórico para um determinado regime de exercício e dieta, a melhor maneira de descobrir é medir sua mudança de peso ao longo de uma semana (em kg), dividi-lo por 7 (dias na semana) e multiplicá-lo por 9000 kcal/kg. Este será o seu défice calórico diário efectivo, assumindo que a sua perda de peso durante essa semana é totalmente gorda (o que por si só também não é 100% correcto, uma vez que a perda de peso do músculo pode complicar o cálculo), mas fica com a ideia - será uma estimativa mais precisa do seu défice calórico efectivo do que subtrair uma estimativa do consumo alimentar da estimativa da queima calórica do rastreador de fitness, uma vez que se baseia numa medição directa e num modelo físico bastante simples (se bem que simplista) de perda de peso.
Em 2019 a minha queima calórica foi de 3005 kcal/dia e em 2020 foi de 2905 kcal/dia. Em 2019, eu perdi 6,93 kg ao longo do ano. Em 2020, eu perdi 2,17 kg.
Os déficits calóricos implícitos para 2019 e 2020 foram de 170 kcal/dia e 53 kcal/dia respectivamente, o que, se as estimativas de queima calórica do rastreador de fitness fossem verdadeiras, implicaria numa ingestão calórica de 2835 kcal/dia e 2852 kcal/dia, respectivamente. Sei que as estimativas são demasiado altas, porque tenho a certeza razoável de que a minha dieta não é superior a 2200 kcal/dia a um máximo absoluto (como Lite n' Easy meals 2 refeições por dia, 5 dias por semana que em média 550 kcal/meal e as outras refeições que eu como são proporcionadas de forma semelhante, embora não estritamente contadas - no entanto, simplesmente não há maneira de eu estar comendo uma média de 1100 kcal/dia nas minhas refeições não Lite n' Easy)
Em outras palavras, a componente BMR da estimativa do TDEE do Fitness Tracker está muito longe, pelo menos no meu caso.
Having disse que, a diferença de peso entre anos era de 4,76 kg ou equivalente a 117 kcal/dia a mais em 2019. Assim, na verdade, a diferença de exercício de 100 kcal/dia explica a maior parte da diferença no déficit calórico efetivo.
Em outras palavras, como medida relativa de esforço, o rastreador de fitness provavelmente está indo bem - apenas não confunda o número total de calorias que ele reporta com a sua queima calórica total diária. Pode ser preciso se o seu metabolismo for totalmente normal, mas se for diferente do normal de alguma forma, então o número absoluto será incorreto. Este erro sistemático desaparecerá se você diferenciar dois valores de queima calórica (assumindo que seu metabolismo e ingestão calórica permaneçam estáveis em ambas as leituras).
No entanto, como indicado anteriormente - não tente comparar as calorias do rastreador de fitness com as calorias dos alimentos, pelo menos não em termos absolutos ou para fins de cálculo de déficits calóricos, uma vez que os números simplesmente não são comensuráveis se houver algum erro no modelo de rastreador do seu TDEE.