Como é que uma IA escolhe a sua primeira jogada de xadrez?
O livro de abertura é construído a partir de uma base de dados de jogos de xadrez normalmente humanos que são de um determinado nível (apenas IM, apenas GM, apenas jogos desenhados, etc.) de tal forma que qualquer abertura ali dentro é considerada suficiente para um jogo contra um adversário desconhecido. Neste caso, a abertura será considerada o primeiro X número de jogadas em qualquer jogo (e se optar por isso, então também as transposições). Alguns programas também atualizam seus livros com base em cada uma dessas aberturas já realizadas em jogos anteriores por esta IA. Veja chessprogramming - Book Learning para alguns exemplos.
Dado que qualquer uma das aberturas em seu livro deve ser considerada boa o suficiente para ser jogável, a IA normalmente usa apenas aleatoriedade (talvez ponderada pelo número de jogos na base de dados com esta abertura) para selecionar uma jogada até que ela esteja fora de seu livro, e então ela prossegue com seu algoritmo normal.
Para um oponente conhecido, o livro de abertura é normalmente preparado especificamente para o que vai fazer bem contra este oponente (como o Deep Blue tinha para Kasparov) e é frequentemente mais profundo nas linhas esperadas e não tão profundo nas linhas que normalmente não são jogadas por este oponente. Neste caso, a IA pode ter movimentos determinísticos ou pode também usar aleatoriedade (talvez com alguns pesos que a enviesem para certos movimentos no livro).
Fonte principal: https://chessprogramming.wikispaces.com/Opening+Book
Artigos semelhantes
- Como codificar xadrez e construir uma engine de xadrez em Python
- Posso adaptar um motor de xadrez a um motor de xadrez chinês (regras diferentes)?
- Qual é o melhor programa de xadrez por computador para ajudar a melhorar suas habilidades no xadrez?
- Os mestres de xadrez conseguem derrotar os supercomputadores de xadrez?