Já houve algum estudo sobre se jogar jogos de desafio mental, tais como Go (Wei Chi), xadrez ou Starcraft, pode levar ao desenvolvimento do cérebro?
Este é um artigo ligeiramente relacionado e não relacionado que você vai achar interessante:
- [A habilidade de xadrez está ligada à inteligência]
A razão pela qual eu digo que Starcraft é menos cerebral é porque em Starcraft o objetivo é realmente ser mais eficiente; ele se assemelha mais a um trabalho multitarefa repetitivo do que um jogo de pensamento crítico. Mais especificamente, há vários selos de tempo 00:50, 10:10, 15;10 etc. que você deve construir sua piscina de desova, barata warren etc. Você envia um ling para o olheiro para ver qual próxima atualização você precisa e então continua a ser pontual.
Em contraste com o xadrez, os selos de tempo poderiam ser comparados com a abertura, porém é aí que as semelhanças significativas terminam. No xadrez, há muito mais opções e muito mais análises que devem ser feitas para determinar o curso do jogo. Há mais cálculos e escolhas mais posicionais e estratégicas em comparação com o Starcraft, um pouco mais formulado e racionalizado. Eu acho que se nós fizéssemos o xadrez mais parecido com o Starcraft, nós teríamos 10 seções para jogar a abertura, que nós simplesmente seguiríamos as linhas do livro, então, depois de configurarmos nosso Grand Prix, por exemplo, nós apenas clicamos no botão "ataque" e vemos se o ataque do rei funciona ou não, clicando ocasionalmente em uma ou duas peças numa tentativa de salvá-las ou sacrificá-las.