O que é um ponto quente (geologia)?
Um hotspot geológico é um local na Terra que sofreu vulcanismo activo durante um período prolongado, presumivelmente devido à convecção do magma quente do manto superior (uma pluma do manto). Por razões desconhecidas, estes hotspots persistem num local durante milhões de anos. Por vezes estão subjacentes à crosta oceânica (Hawaii e Islândia) e por vezes à crosta continental (Yellowstone). Quando se sobrepõem à crosta oceânica, podem formar ilhas emergentes, como a cadeia do Havai, que se estende bem até ao Pacífico Norte (as mais antigas e as mais a norte estão submersas devido à erosão devido à sua idade). A Islândia é um caso especial porque o ponto quente está por baixo da crista do Médio Atlântico, razão pela qual a crista vem em terra firme na Islândia.
Yellowstone é conhecido como um super-vulcão sendo um ponto quente sob a crosta continental. Neste caso, a evidência superficial de uma série de explosões de super-vulcões passadas se estende para o oeste, porque o ponto quente se manteve estacionário, mas o continente se deslocou para oeste. Pense em um super-vulcão como sendo um ponto quente com uma rolha no topo da garrafa, sendo a rolha a crosta continental mais leve que engarrafa o vulcão até finalmente explodir explosivamente e destrutivamente.
Artigos semelhantes
- Porque é que o ponto de carregamento do meu banco de energia e perto da sua área está a ficar quente durante o carregamento?
- "Texto ou Arial ou Times New Roman 12 ponto. O que significa '12 ponto'? Significa que o tamanho da fonte é 12?
- Fico escandalosamente zangado com os jogos de vídeo, ao ponto de me bater a mim mesmo. A ponto de me atingir a mim mesma. Porquê?
- Por que Santa Cruz é muito mais quente que Monterey?