O taekwondo é mau para o teu corpo?
Se fizeres mal, sim. Pode ser.Mas também pode correr, ou dançar, ou mesmo jogar em competição.
Taekwondo, se feito correctamente e com boa técnica, tem um nível de risco mínimo. Sim, você terá hematomas e entorses ocasionais, mas se seus instrutores estiverem fazendo seu trabalho corretamente e você estiver ouvindo suas instruções, você deve estar perfeitamente seguro.
>Dito isto, há alguns problemas.
Estiramento de improviso é de longe o maior problema atualmente no mundo do Taekwondo. Muitos instrutores, mesmo alguns altamente credíveis, frequentemente fazem alongamentos de forma incorreta.
Remover isso aprendendo um regime de alongamento adequado; aquecer antes de alongamentos leves no início da aula, e flexibilidade alongamentos enquanto você está aquecido no final da aula.
Técnica ruim de instrutores fraudulentos é o próximo problema. Há alguns instrutores horríveis por aí que não ensinam a técnica corretamente. Isto pode danificar as articulações, uma vez que o corpo é forçado a posições inseguras.
Você pode resolver este problema encontrando um instrutor credível... mais fácil dizer do que fazer. Em geral, pedir a alguém credível do Quora (Darwin J. Eisenhart ou Mike Richmond por exemplo, ou a mim se você quiser) para rever um vídeo pode ser uma boa idéia, e excluir escolas de organizações sombrias ou fraudulentas. Escolas independentes são um bom exemplo, mas ainda podemos revisá-las para técnicas apropriadas.
Como para chutes brilhantes, como 540 e 360 chutes?
Não concordo que chutes 360-540 são inerentemente prejudiciais, desde que sejam ensinados corretamente... o que muitas vezes não são, mesmo em escolas confiáveis e de outros instrutores incríveis.
Eles são, na maioria das vezes, impraticáveis e raros chutes que raramente são ensinados. A maioria das pessoas que aprenderam a fazê-los, aprenderam por conta própria. Isto cria uma grande quantidade de variações potenciais sobre como duas pessoas diferentes podem executar a técnica, e algumas variações podem ser perigosas. Se você está preocupado com a sua saúde articular, provavelmente evite-a.