Qual é a diferença entre o Termux e o Linux?
Termux é um emulador de terminal para Android. Ele pode ser considerado mais como uma distribuição Linux do que apenas uma aplicação terminal devido ao grande número de pacotes disponíveis como clang, ffmpeg, openssh, python, vim. O Termux não é um emulador de SO ou hardware. Ele compartilha o mesmo ambiente que outras partes do SO Android.
Termux não segue o Filesystem Hierarchy Standard, ao contrário da maioria das distribuições Linux. Você não pode encontrar diretórios como /bin, /etc, /usr, /tmp e outros na localização usual. Assim, todos os programas devem ser corrigidos e recompilados de acordo com os requisitos do ambiente Termux, caso contrário eles não serão capazes de encontrar seus arquivos de configuração ou outros dados.
Você pode ter problemas ao executar scripts que possuem shebangs padrão (por exemplo, #!/bin/sh). Use o script termux-fix-shebang para modificar esses arquivos antes de executá-los. Versões recentes do Termux fornecem um pacote especial (termux-exec) que permite o uso de she-bangs.
A maior parte dos pacotes tem dependências compartilhadas de bibliotecas que são instaladas em /lib. Em dispositivos anteriores ao Android 7, o Termux exporta uma variável especial que diz linker para onde encontrar arquivos de bibliotecas compartilhadas. No Android 7 ou superior, o atributo de cabeçalho DT_RUNPATH ELF é usado ao invés de LD_LIBRARY_PATH.
Se você ainda precisa de um layout clássico do sistema de arquivos Linux por algum motivo, você pode tentar usar o termux-chroot do pacote 'proot':