Porque é que a Polónia reage com raiva ao documentário nazi Netflix?
Obrigado pelo A2A Pushkaraj Waghchoure (पुष्कराज)
Este é um mapa da Europa em 1942:
Todos os campos da morte foram inventados por alemães nazistas, organizados por alemães nazistas e dirigidos por alemães nazistas.
Polônia estava sob a ocupação nazista alemã, tão genocida que (além do Holocausto), reivindicou a vida de três milhões de poloneses étnicos.
Contrário para outros países, não havia governo colaboracionista na Polônia e nenhuma formação SS polonesa. Além disso, centenas de milhares de poloneses estavam engajados dentro do Estado Subterrâneo polonês na luta contra os nazistas.
E este é um mapa apresentado no documentário Netflix:
Esta é a Polônia de hoje com os campos de morte nazistas alemães e os campos de concentração nazistas alemães marcados dentro de suas fronteiras.
Esta imagem pode subconscientemente convencer centenas de milhões de pessoas que receberam uma educação superficial sobre a Segunda Guerra Mundial de que havia dois países nazistas independentes que eram aliados e cooperaram juntos no Holocausto: a Alemanha e a Polónia. Bem, talvez houvesse também o terceiro perpetrador: Checoslováquia...
Não é óbvio porque é que este mapa deixa as pessoas na Polónia chocadas, frustradas e zangadas?
O meu avô materno e dois dos meus outros antepassados morreram num destes campos, o meu avô paterno foi quase morto noutro campo - e agora estes lugares do Holocausto e do genocídio alemão dos polacos são atribuídos à "Polónia"?!
Há também um segundo número, não visível à primeira vista: alguns dos campos foram marcados por um símbolo suástica, enquanto outros não o foram. Para as pessoas que ouviram algo sobre a ocupação alemã nazista da Polônia pode criar a impressão de que estes campos marcados com uma suástica foram criados por alemães, enquanto aqueles sem uma suástica foram criados por... Polacos, presumivelmente "nacionalistas poloneses" de um tipo não nazista.
Isto é oficialmente explicado como um erro e como tal será uma posição oficial do governo polonês. Não oficialmente, a maioria das pessoas na Polónia suspeita que esta é uma parte de uma campanha de difamação generalizada que visa substituir os alemães pelos polacos aos olhos da opinião pública internacional como principais perpetradores do Holocausto e da principal nação "nazi". As frases como "campo de concentração polonês" ou "campo de morte polonês" surgem constantemente na mídia mundial, quase diariamente. Muito recentemente na Alemanha, novamente.
Obrigado pela leitura,
/Lucky/