Será que muitos polacos desejam tornar a Polónia grande novamente?
Este negócio de "tornar a Polónia grande novamente" tinha apanhado com cerca de metade da população, como em alguns outros países (Reino Unido, EUA).
É interessante como vários factos podem ser lidos como "a Polónia é fraca" ou "a Polónia é forte".
- O Primeiro-Ministro polaco Donald Tusk é eleito como Presidente do Conselho Europeu
- >>li>Polónia fraca! O traidor Donald Tusk foi recompensado com um emprego confortável em Bruxelas por vender a Polónia à UE! Estando em Bruxelas, ele está a trabalhar com a estrutura ditatorial da UE para afastar os resquícios da independência da Polónia e assegurar o poder ditatorial da UE sobre a Polónia! Acabamos de ser reconhecidos como "ter cérebro" e a nossa voz recebe oficialmente mais força na definição e condução das políticas da UE.
- Há um investimento estrangeiro maciço na Polónia. As fábricas estão a ser construídas à esquerda e à direita.
- li>Polónia fraca! A quota do capital estrangeiro na Polónia está a crescer, o que significa perda de soberania!
- li>Polónia forte! É reconhecido que a Polónia é um bom lugar para realizar negócios, seguro para investir dinheiro. E, bem, essa "coisa do PIB" está a crescer como uma loucura.
- Mais e maiores bancos estrangeiros estão a abrir-se para negócios na Polónia
- >li>Polónia fraca! Todos esses banqueiros são estrangeiros e esquema para possuir a Polónia!>li>li>Polónia forte! Mais capital está disponível para os investidores na Polónia, não limitado ao capital presente na Polónia.
- As leis polacas estão a convergir com as leis de outras nações da UE.
- Polónia fraca! Perdemos as nossas leis, por isso tornamo-nos escravos! Perdemos os nossos valores específicos!
- li>Polónia forte! As mesmas leis na Polónia e na UE significam as mesmas oportunidades na Polónia como em todo o lado, não podemos ser discriminados porque somos polacos ou vivemos na Polónia. OK, também não somos favorecidos. Level.
- Polónia está a tornar-se integrada com a UE.
- Polónia fraca! Perdemos a nossa identidade!
- li>Ahem, não nos queixámos um par de vezes que "a Europa nos tinha deixado em paz, nos tinha cortado, traído, escrito, deixado do outro lado da Cortina de Ferro, por isso fomos espancados por aqueles nazis/sobreviventes malvados!"?
Pensando em tudo isto, não há uma resolução a curto prazo dos argumentos acima expostos. Não posso argumentar contra alguém que pensa que "Polónia grande" significa uma autarquia total, por exemplo.
O triste desses argumentos é que o tribunal final existe, e é Darwinian.