Por que a Raiva é incurável?
Muito falando a rigor podemos agora dizer que "não é 100% incurável" (veja O que acontece quando alguém apanha raiva?)... mas sim, I'morderá a isca e aceitará que, para fins práticos, é incurável. Ou, para ser mais preciso, que tem uma mortalidade de ~100% após (e se) sintomas neurológicos aparecerem.
Porquê? - Bem, talvez possamos também perguntar porque não? - A maioria das doenças virais realmente não tem tratamento específico (... e a Raiva não é uma exceção neste aspecto); algumas delas são benignas e/ou auto-limitadas, mas outras não são nada benignas (... pense no Ébola): Em muitos aspectos é apenas "outra doença viral", com suas próprias características peculiares (e, neste caso, terríveis).
O problema principal está na patogênese da doença. O vírus da raiva é neurotrópico e viaja rapidamente do ponto de entrada, seguindo as vias neurais, para o sistema nervoso central. Este mecanismo, juntamente com algumas "capacidades especiais" do vírus [EDIT: ver comentários], "esconde-o" do sistema imunológico, e permite que ele cause danos neurológicos extensos sem uma resposta defensiva adequada do nosso corpo.
É por isso que a profilaxia pós-exposição é aplicada: A vacinação após a exposição é altamente bem sucedida na prevenção da doença.
sendo mais precisa:
>ul>Infecta primeiro as células musculares próximas ao local da infecção, onde é capaz de se replicar sem ser 'notado' pelo sistema imunológico do hospedeiro's. Depois de ter se replicado o suficiente, os vírus começam a se ligar aos receptores existentes na junção neuromuscular, e então viajam através do axônio da célula nervosa, alcançando rapidamente o Sistema Nervoso Central (onde se replicam em neurônios motores) - e eventualmente alcançando o cérebro.Apenas após a infecção do cérebro o vírus viaja "para fora" novamente (do Sistema Nervoso Central para o sistema nervoso periférico e autônomo) e eventualmente migra para outros tecidos (incluindo as glândulas salivares, onde está pronto para ser transmitido ao próximo hospedeiro).Este é um mecanismo perverso que, em suma, explica seu terrível prognóstico.
Artigos semelhantes
- Porque é que a Polónia reage com raiva ao documentário nazi Netflix?
- O que é um bom trabalho para um homem com problemas de raiva?
- Quando as pessoas estão num estado elevado de emoção, como felicidade, raiva ou tristeza, é mais difícil para elas pensar objetivamente?
- Por que o Google comprou a Motorola por 12,5 bilhões de dólares e a vendeu por 2,91 bilhões de dólares?