Por que a Intel está presa a 14nm e atrás em 10nm, embora a GloFo esteja preparando a tecnologia de 7nm para a Ryzen?
Faz este anel um sino?
P>Smaller é melhor.
Um chip de 7nm é muito melhor que 14nm++, é um factor dois, certo?
Errado.
A maldição de Dilbert.
Marketing.
(TSMC 7nm é, simplificado, comparável à Intel de 10nm).
Bert Verrycken'a resposta de Bert Verrycken'a Intel renomeia o seu processo de 10mm para contrariar o TSMC e Samsung nomeando os seus processos de 7nm, apesar de serem menos densos que a tecnologia da Intel's?
Intel tem 14nm++ que é uma versão otimizada do processo original de 14nm.
Processos maduros têm alto rendimento, já que são estáveis e otimizados.
Significa que o número de chips que são ruins é baixo.
Números de rendimento são um segredo, mas alguns por cento de perda de rendimento é o alvo.
O rendimento do processo de 7nm doTSMC ainda não é perfeito, nem será em breve porque são os únicos que têm 7nm em produção, além da Samsung.
Fundições Globais caíram 7nm porque muito caro/complicado dando à AMD uma rota para 7nm com o TSMC.
AMD trouxe o Radeon VII, o primeiro em 7nm ou pelo menos um dos primeiros, e agora tem o Ryzen 3000 e os próximos chips de servidor Epyc Rome (chips de 32 núcleos combinados em um pacote de 64 núcleos).
Eles ainda têm seu anel IO no processo Global Foundries 14nm (provavelmente seu encolhimento de 12nm que não é um nó real, um subnó de 14nm).
Isto significa:
>ul>< anel IO em GF evita pressão extra na produção de 7nm.Radeon VII os rumores eram sobre o número de chips disponíveis e freqüência máxima, a impressão geral era de baixo rendimento, afinação necessária para atingir o potencial máximo.Ryzen 3000 (AMD Ryzen 9 3900X preços estão subindo devido à escassez de fornecimento | TheINQUIRER ).>p>AMD tirou vantagem dos problemas de produção da Intel, onde a Intel forneceu primeiro o mercado de servidores, depois o de notebooks e, se sobrou algum, o de desktop.p>p>Porque o mercado de servidores é o mais interessante (margem alta).p>Agora a AMD tem o Ryzen 3000 (que não é mercado de servidores) e o Epyc Rome (em breve).O processo de 7nm é bastante recente, então o rendimento ainda não é tão bom.
P>Alta demanda agora (o Ryzen 3000 está batendo a Intel no desempenho do preço) e a vaca a dinheiro da AMD é o mercado de servidores.
O problema da Intel é que 14nm++ era bom e tem alto rendimento, mas seus 10nm tem vários problemas de rendimento e isso tornou financeiramente mais interessante o uso de uma tecnologia mais antiga, mas otimizada, do que a nova tecnologia de baixo rendimento.
Intel teve mais do que tempo suficiente para corrigir os problemas de 10nm e rebrand 10nm a 6nm ou mesmo os seus 7nm porque a percepção é a realidade.
Os poucos geeks que sabem exactamente o que são os nós da tecnologia não são relevantes.
É o que o consumidor vê, e o consumidor não sabe "tihs" sobre nós de silício.
Mas para os que seguem a Intel por um período de tempo mais longo vêem os problemas de 10nm e também observaram:
- 5G falha no modem (Apple-Intel), sempre atrasado, agora vendido.
- Xeon-FPGA híbrido anunciado há >4 anos, caiu silenciosamente desde Q2 2018.
- Nervana v1 silício nunca chegou ao mercado (350 M USD para uma empresa que nunca produziu nenhum silício!).>li>Movidius NCS2 foi projetado em 2016 pela Movidius, saiu em 2018 (dois anos?).>li>xxx agora empurra Versal, FPGA para AI. A Intel comprou o Altera FPGA's mas ele é bastante silencioso nessa frente (veja também Xeon Arria híbrido 10 FPGA).
- Intel não tem GPU discreta, eles anunciam para 2020 (veja 5G, risco de atraso), no mercado de servidores o treinamento de IA requer interação estreita entre CPU e GPU. NVidia tem dois ativos importantes, GPU e Mellanox (interconexão rápida) mas sem CPU, AMD tem GPU e CPU e provavelmente é mais fraca que NVidia na Mellanox como interconexão mas Intel tem CPU mas não uma GPU discreta (ainda).
Global Foundries está agora processando TSMC e seus clientes (exceto AMD se eu ler direito) sobre infrações IP mas não tem nodo de 7nm, eles desistiram dela.
Intel tem o típico ex-monopolista inchado com um desolador pipeline de P&D.
O seu nó de processo é uma vantagem mas não é gerido como o activo que é, é de capital intensivo por isso devem torná-lo uma empresa separada, propriedade da Intel e limpar a confusão agora.
AMD (fabless!) tem o nó TSMC de 7nm (Taiwan é a China BTW, por isso com desenvolvimentos recentes na guerra comercial) e tem um pipeline totalmente carregado. Eles agora enfrentam problemas de rendimento e volume de produção de 7nm e vão favorecer a Epyc Rome em relação às entregas Ryzen 3000.
Isto não é um conselho de estoque, é um engenheiro olhando para os detalhes que importam em P&D.
Artigos semelhantes
- Por que a Qualcomm consegue atingir 5nm, mas a Intel está presa em 14nm e a AMD ainda está empurrando 7nm?
- Como é que a Apple e o Snapdragon podem fazer uma CPU com 7nm mas a Intel e a Amd estão presas às 10nm e 14nm?
- Onde a Intel fez mal no desenvolvimento do seu processo de 10nm, por que demora muito tempo para a Intel aperfeiçoar seu processo de 10nm?
- Porque é que a Intel está a lutar com 10nm quando a Samsung e a TSMC já estão a trabalhar com 7nm?