Os biocombustíveis são uma boa alternativa aos combustíveis fósseis?
Os biocombustíveis são bons e até bons, utilizados em quantidades relativamente pequenas. Mas não podemos substituir os biocombustíveis por combustíveis fósseis em quantidades suficientes para fazer qualquer contribuição verdadeiramente significativa para nosso suprimento de energia em uma base global.
Não há terra e água suficientes disponíveis no mundo para produzir alimentos suficientes para todas as pessoas que vivem hoje, não importa o amanhã, sem destruir uma parte substancial de nossa terra e recurso hídrico. Já estamos perdendo boas terras agrícolas a um ritmo muito rápido de desenvolvimento, com a terra desaparecendo sob casas, estradas, escolas, lojas e fábricas. Estamos perdendo mais para a erosão, e mais para a aplicação de muitos produtos químicos para fazer as colheitas crescerem melhor e mais rapidamente AGORA, à custa de uma produtividade mais baixa no futuro.
Produzir biocombustíveis em quantidades que possam substituir os combustíveis fósseis é absolutamente impossível como uma questão prática.
Devemos mudar para fontes de energia renováveis e sustentáveis, eventualmente, ou voltar para cavalos e bois, porque os combustíveis fósseis acabarão por ser muito escassos. E já há demasiadas pessoas para voltar à energia animal.
Artigos semelhantes
- Os biocombustíveis e os eletrocombustíveis podem substituir os combustíveis fósseis?
- Por que os principais investidores estão incitando os governos a acabar com o apoio aos combustíveis fósseis?
- Porque é que os combustíveis fósseis são classificados como fontes de energia não renováveis? Como é que isto prejudica o ambiente?
- Quais são os combustíveis fósseis mais poluentes?