Quão precisos eram os arqueiros medievais?
Esta é uma pergunta bastante estranha para ser feita por alguém cujo país não tem história medieval. Durante o período medieval, era lei que todos os homens entre 8 e 55 anos praticassem tiro com arco e flecha todos os domingos, se não o fizessem incorreria num castigo bastante severo. O arco e flecha não era um passatempo da nobreza, o arco e flecha era considerado uma arma camponesa. Mesmo quando a nobreza caçava, eles cavalgavam pela presa e usavam uma lança para a matança. O arco era o domínio do povo comum e só eles se tornaram a força com que se podia contar quando enfrentavam os exércitos combinados da Inglaterra. Em Crecy, um Exército inglês em grande número de homens fez tanto fogo que foi relatado que as flechas em vôo escondiam o sol. Da mesma forma, em Agincourt 5000 arqueiros são relatados em registros contemporâneos como tendo ficado sem flechas em 5 minutos. Os cavaleiros em avanço foram confrontados com uma tempestade de 40 a 50000 flechas caindo sobre eles. O alvo eram os cavalos, desmontar os cavaleiros fortemente blindados e na lama e espancamento de cavalos feridos matá-los antes que eles pudessem se recuperar.Achados arqueológicos recentes indicam que os arqueiros ingleses tinham desenvolvido enormemente os ossos do braço e ombro e os pontos de atração para o tendão e músculo enormemente aumentado. Também é relatado que os arcos de teixo tinham forças de tração de até 150lbs, aumentando assim significativamente a velocidade inicial. Muitas vezes eram flechas compostas feitas em parte de carvalho para adicionar peso e depois com aveleira ou salgueiro para fazer a flecha completa.
Annual Archery concursos foram realizados na maioria das cidades de mercado na Inglaterra, é registrado que muitas vezes vários arqueiros podiam acertar touro a 100 passos com um molho cheio de flechas. Neste caso o touro era reduzido até que um único vencedor fosse encontrado.
Baseado nisto e comparando apenas o arco e flecha moderna com a Inglaterra medieval, eu sugeriria que enquanto o arqueiro moderno pudesse ser mais preciso, ele não teria uma chance contra o poder do arco medieval nas mãos de um arqueiro medieval endurecido pela guerra (taxa de fogo, simplicidade da arma e décadas de prática.