Quão fortes eram os arqueiros medievais?
Esta é difícil de responder com uma única afirmação definitiva, porque como muitas questões da história, depende do tempo e do lugar em que você está se concentrando.
Faço uma suposição flagrante de que talvez você esteja interessado nos Arqueiro Medieval Inglês, talvez os melhores e mais documentados arqueiros medievais clássicos. Você está perguntando "quão fortes" eles são... forte é um termo que poderia ser aplicado a muitas coisas - quanto eles poderiam levantar, quão longe eles poderiam marchar, quantas vezes eles poderiam atirar, etc. Vou reduzir para "Poderiam eles fazer a flecha voar do arco numa base regular numa batalha?"
Começar com forças de desenho de um arco clássico de teixo inglês. Isto está, na verdade, razoavelmente bem documentado. O Conde M. Mildmay Stayner, gravador da Sociedade Britânica de Arco Longo, estima que os arcos do período medieval tenham puxado entre 90 e 110 libras, no máximo. O Sr. W.F. Paterson, Presidente da Sociedade de Archer-Antiquaries, acredita que a arma tinha um peso supremo de apenas 80 a 90 libras. Então, divida a diferença e adivinhe 90 libras. Puxe. Então o arqueiro britânico teria de exercer entre 360-490 Newtons de força para sacar e disparar um arco longo. Há outras fontes que podem sugerir um peso de tração mais alto, mas com base na minha experiência anedótica, tenho tendência a inclinar-me para 95 libras. Esta não é uma resposta suficiente, porque praticamente qualquer macho adulto razoavelmente musculado poderia puxar este peso e libertá-lo algumas vezes. Onde os arqueiros se sobressaíram, e particularmente os arqueiros ingleses, foi que eles praticavam esta manobra, todos os dias se possível, mas pelo menos todas as semanas com certeza. Não apenas arqueiros profissionais, mas todos os machos adultos na Inglaterra que ainda não estavam sob armas tinham que praticar constantemente, pois todos eles eram elegíveis para serem chamados em um Royal levy em tempo de guerra.
Os ingleses, em particular, defendiam este treinamento, principalmente durante o curso da Guerra dos Cem Anos. Não é grande surpresa a sua reputação como eficientes máquinas assassinas medievais, datada desse período. A prática constante de superação, digamos aproximadamente, 400 N de força desenvolveria músculos monstruosos do ombro, pescoço e antebraço, mas mesmo assim era desaconselhável para eles atirar em seu ritmo mais rápido absoluto por qualquer quantidade de tempo, pois "Com os arcos mais pesados [um arqueiro de arco histórico] não gosta de tentar por mais de seis por minuto"
Não apenas os braços e os músculos do ombro se cansam do esforço, mas os dedos que seguram o cordão do arco tornam-se tensos; portanto, as taxas reais de tiro em combate variariam consideravelmente. Vólos raivosos no início da batalha diferem marcadamente dos tiros mais próximos, apontados à medida que a batalha avançava e o inimigo se aproximava. No campo de batalha os arqueiros ingleses armazenavam suas flechas esfaqueadas no chão aos seus pés, reduzindo o tempo que levava para encaixar, desenhar e soltar.
Então, em geral, um arqueiro de INGLÊS medieval estava em grande forma e extremamente forte em grupos musculares específicos (costas, antebraços, braço superior, nádegas). Eles não podiam lutar o dia todo mas poderiam ser o equivalente a uma metralhadora medieval se posicionados corretamente.
O Longbow Inglês Medieval