Como é que o South Park S10 E3 foi autorizado a voar sem autorização?
Se você está falando sobre o fato de personagens de programas como The Simpsons e Family Guy aparecerem no episódio ou série de episódios, então há uma explicação simples, paródia.
De acordo com a lei de direitos autorais, a permissão para usar personagens que são protegidos por direitos autorais ou marcas registradas é necessária, exceto em casos de uso justo ou paródia. Dado que South Park está a gozar com muitas pessoas incluindo celebridades da vida real, a única forma de se safarem é porque as representações são frequentemente paródias dessas pessoas e não pretendem ser representações precisas.
Por isso, a permissão não é necessária.
No entanto, isto não quer dizer que seja uma permissão geral para fazer o que quiser com ela. Existem leis nas quais se você puder provar que tais paródias ou representações de um indivíduo ou personagens protegidos por direitos autorais causaram às pessoas ou empresas que possuíam os direitos autorais dificuldades indevidas ou perda de lucros, você pode ser responsabilizado por essas paródias.
O uso de notícias é algo que é frequentemente usado por agências de notícias para fins de jornalismo ou comentários. Se a intenção for usada para fins sociais, políticos ou outros tipos de comentários sobre essas pessoas ou personagens, então seria considerado uso justo. Isto também se aplica se o seu uso do material ou semelhança de uma pessoa for transformador, embora o que exatamente constitui transformador seja muito difícil de determinar.
Dado que o South Park freqüentemente faz coisas que são consideradas tanto paródia quanto uso justo, não é surpreendente que eles tenham sido capazes de escapar. Esta estratégia é bastante arriscada e não deve ser empreendida de ânimo leve embora Matt Stone e Trey Parker tenham caminhado nessa linha durante anos e provavelmente a entendam muito bem.