O que é ISO na fotografia, e porque é que o ISO importa?
ISO é uma transferência do filme. Havia e ainda há muitos fabricantes de filmes dferentes. Os padrões foram estabelecidos para avaliar a sensibilidade à luz do filme, então se você comprasse 100 filmes ISO de uma marca ele teria a mesma sensibilidade que 100 filmes ISO de outro fabricante de filmes. Isso permitiu que os fabricantes de câmeras tivessem configurações padrão para cada um dos filmes ISO comuns acordados.
Emulsões de filme fizeram uma enorme diferença na forma como sua imagem final apareceu. Quanto mais baixa a classificação ISO, menos sensível o filme é à luz e a química permitiu que fosse feita uma imagem mais clara. 50 ou 100 filmes ISO são considerados filmes mais lentos do que 400 ou 800 filmes com classificação. Se você precisasse de uma velocidade de obturação mais rápida para tirar suas fotos, então você instalaria um filme mais sensível à luz em sua câmera. Alguém que fotografa esportes pode usar um filme ISO 800 ou superior. A desvantagem do filme com classificação mais rápida é que a química não era tão clara e quanto mais rápido o filme, mais grãos (como o ruído) apareceriam na imagem. Então a regra geral era usar o filme com a classificação mais baixa possível, para obter imagens mais claras, livres de grão.
A parte legal de usar o filme é que as diferentes empresas desenvolveram diferentes emulsões químicas, e algumas teriam um filme mais quente, mais alaranjado, colorido ou mais azul, vermelho brilhante, lidar melhor com os verdes. Os fotógrafos geralmente tinham um favorito, dependendo do que estavam filmando. Eu adorava o filme de slides Fuji Velvia 50 quando fotografava paisagens. Tinha verdes e vermelhos mais "pontiagudos". Claro que a classificação ISO mais lenta significava maiores velocidades de obturação e câmera montada em um tripé.
Quando o digital chegou, os fotógrafos ainda precisavam de ajustes comuns para usar com a sensibilidade dos sensores de foto. O ISO ainda é usado. Agora você pode tirar algumas fotos a 200 ISO, girar um botão e fotografar a 1000 ISO. Você não precisa tirar um rolo inteiro de 24 ou 36 imagens antes de poder mudar seu filme.
ISO significa International Standards Organization, filme mais antigo na América do Norte tinha classificação ASA, Americian Standards Association, Europa também tinha seus próprios padrões, mas eu não me lembro do nome. 100 filmes classificados de qualquer uma das organizações era o mesmo.
Artigos semelhantes
- O que faz a ISO 100, 200, 400, etc. em câmaras e fotografia e porque se chama ISO e não RFC, IETF, IEEE, ANSI ou Unicode?
- Fotografia: O que significa a palavra ISO?
- Por que a 'velocidade do filme' ou ISO ainda é usada quando o filme não é usado na fotografia digital?
- O que o termo ISO especifica na fotografia e como se pode utilizá-lo para obter fotos perfeitas?