Qual é a câmara ISO mais alta?
Primeiro você tem que entender o que ISO realmente significa na era da câmera digital. ISO significa International Standards Organization, em geral, e no caso do filme, a classificação ISO é uma medida padronizada da velocidade do filme.Filme, Velocidade, e a Câmera Digital
Em filme, há minúsculos cristais de halogeneto de prata que mudam quando atingidos por fótons. Se cerca de dois fótons atingirem um cristal, um pequeno pedaço desse cristal formará um cristal estável de dois átomos de prata metálica. Quando você desenvolve o filme, o revelador usado reduzirá qualquer cristal de halogeneto de prata para prata metálica se ele tiver pelo menos aquele cristal inicial de prata. Assim, se você fizer uma película com cristais maiores, ela é mais sensível (mas o "grão" aumenta, à medida que os cristais se tornam mais visíveis) porque mesmo alguns poucos fótons podem expor um pedaço relativamente grande de halogeneto de prata. Filmes de grãos finos são menores, porque eles contêm muitos, muitos mais cristais e precisam de mais luz para a mesma exposição.
Então a especificação ISO 5800:2001 unificou algumas escalas de velocidade de filme diferentes que evoluíram ao longo dos anos em um padrão internacional. O número ISO é baseado em uma escala de potência de 2 que está em EV, o que o torna fotomicamente útil. Assim, uma película ISO 100 é 1 EV mais lenta que uma película ISO200, que é 1 EV mais lenta que uma película ISO400.
Esta norma foi alargada na ISO 12232:1996 e revista na ISO 12232:2006 para alargar a escala ISO a câmaras digitais. A idéia básica é que uma câmera digital ajustada para ISO 100 deve proporcionar a mesma exposição bem-sucedida nas mesmas configurações de EV que uma câmera de filme com ISO 100. A especificação original continha três métodos para esta determinação, alguns dos quais tornaram as coisas um pouco dependentes demais da opinião do fabricante. A especificação revista adicionou dois novos métodos melhorados, Índice de Exposição Recomendada (REI) ou Sensibilidade de Saída Padrão (SOS). Pela lei japonesa, todas as câmeras atuais feitas no Japão têm que usar REI ou SOS.
ISO em um Sistema de Imagens Digitais
Provavelmente faz algum sentido para a maioria das pessoas que um filme possa ser mais sensato do que outro. Mas em câmeras eletrônicas, você está usando o mesmo sensor o tempo todo, certo?
Na verdade, a imagem eletrônica estava viva e bem na videografia muito antes dos sensores ganharem resolução suficiente para tornar a fotografia digital ainda interessante. E, curiosamente, as câmeras de vídeo não usavam ISO em absoluto. Ao invés disso, usaram ganho. Em cada sistema de câmera, você tem uma matriz de imagens analógicas, geralmente cheia de fotodiodos, que medem a luz. Esta informação analógica vai para um conversor analógico-digital (ADC) para se tornar a sua imagem digital. Mas, entre a matriz de imagens analógicas e o ADC, há normalmente um amplificador de ganho programável. Em câmeras de vídeo, você realmente disca no ganho desse amplificador, em dB.
No entanto, isso apresenta um problema... cada sensor é diferente, então um ganho de +12dB em uma câmera não tem relação com um ganho de +12dB em outra câmera, em relação à exposição. Os padrões ISO para fotografia digital trabalham para padronizar isso, escondendo os números de ganho reais. Para algumas câmeras, o ganho é realmente feito "em software" - um sensor com uma faixa dinâmica de 14 bits poderia ser pensado como uma faixa de 8 bits com 6 bits de "ISO", entregue via processamento de imagem, o que é suficiente se você estiver fazendo JPEGs, por exemplo.
Câmeras profissionais podem realmente ter duas faixas ISO, uma normal e uma faixa "estendida". Você não sabe exatamente o que "estendido" realmente significa em geral. Isso pode significar que o "normal" é alcançado através de um amplificador real, "estendido" é tudo no processamento de imagens de software. Pode significar que "estendido" não corresponde exactamente às especificações ISO para esses números ISO... ou pode significar que "estendido" não significa os padrões de qualidade do fabricante, mas eles queriam oferecer essa configuração de qualquer forma para uso por fotógrafos que sabem o que estão a fazer.
The Fastest Cameras
A câmara mais rápida com classificação ISO que conheço é a Canon ME20F-SH. Esta tem uma configuração ISO de gama alargada de topo equivalente à ISO 4.560.000, ou cerca de 75dB de ganho interno. Essa não é uma configuração terrivelmente útil. Esta é uma câmara de vídeo de 20.000 dólares, que utiliza lentes EOS da Canon, destinada a fins especiais Videografia de Alta Definição. A realidade é que é tão sensata que tem um sensor de 35mm com apenas cerca de 2,6Mpixels, por isso os pixels são 6-10 vezes maiores do que os das DSLRs de 35mm, que por sua vez são gigantescos em comparação com os sensores da P&S e da câmera do telefone.
A próxima é a mais realista Nikon D5, que é uma DSLR de quadro completo com um padrão nativo ISO máximo de 102.400, mas com um alcance estendido para 3.280.000 (veja aqui: Esta é a Nikon D5 Image Quality com ISO 3.280.000). Este tem um sensor de fotograma completo a 20,8Mpixel, portanto pixels 1/10º do tamanho daqueles no ME20F-SH. Mas ainda é uma ótima câmera de baixa luminosidade.
Assim é a Sony A7s, que é uma câmera sem espelho de 12,2 Mpixel de quadro completo, com um limite ISO estendido a 409.600. A ISO padrão neste modelo também é 102.400, e parece produzir melhores imagens de baixa luminosidade a 102.400 do que a Nikon D5.
Artigos semelhantes
- Qual é a diferença entre câmara telefoto e câmara de profundidade como câmara secundária em telemóveis (configuração de câmara dupla)?
- O que acontece se eu ajustar minha câmera para 3200 ISO ao usar o filme 400 ISO?
- O que é ISO na fotografia, e porque é que o ISO importa?
- O que faz a ISO 100, 200, 400, etc. em câmaras e fotografia e porque se chama ISO e não RFC, IETF, IEEE, ANSI ou Unicode?