Porque é que o MRP de qualquer material termina com 9 I.e. 999 , 499?
A isto chama-se Preço Psicológico e tem sido muito estudado pelos marketers.
Wikipedia - `Preçário Psicológico (também preço final, preço de encanto) é uma estratégia de preço/marketing baseada na teoria de que certos preços têm um impacto psicológico. Os preços de retalho são frequentemente expressos como "preços ímpares": um pouco menos do que um número redondo, por exemplo $19,99 ou £2,98. Os consumidores tendem a perceber "preços ímpares" como sendo significativamente mais baixos do que realmente são, tendendo a arredondar para a próxima unidade monetária mais baixa[1]. Assim, preços como $1,99 estão associados a gastar $1 em vez de $2. A teoria que impulsiona isto é que preços mais baixos, como este institui uma maior procura do que se os consumidores fossem perfeitamente racionais. A precificação psicológica é uma das causas dos pontos de preço. `
Ending a price in .99 is based on the theory that, because we read from left to right, the first digit of the price resonates with us the most. É por isso que's que os compradores são mais propensos a comprar um produto por $4,99 do que um idêntico por $5 o item que começa com um 4 parece ser um negócio melhor do que o que começa com 5.
Adicionalmente, só o .99 serve para fazer um item parecer estar à venda, de acordo com o artigo "Mind Your Pricing Cues", publicado na edição de setembro de 2003 da Harvard Business Review. Consumidores conscientes dos preços se tornaram condicionados a acreditar que estão conseguindo um bom negócio quando compram algo com um preço que termina em .99 mesmo que a redução de preço seja mínima.
Em uma entrevista com o Daily Telegraph, o "economista disfarçado" Tim Harford (link wikipedia) explica porque os varejistas sabem o que eles'estão fazendo quando colocam aquele adesivo laranja brilhante em uma caixa de cereais.
Para cobrar o máximo de dinheiro sem perder clientes com cada aumento de preço, eles vão para o ponto de preço mais doce que existe - 99 centavos.
Her's por isso Harford diz que funciona:
Eles fazem troco. "Os preços dos produtos com 99p são difíceis de pagar com dinheiro exato", diz Harford, uma coisa boa já que "a venda deve ser registrada para abrir a registradora" e "a loja pode'não basta entregar o produto e roubar o dinheiro".
O efeito "dígito esquerdo". Isto "sugere que os consumidores podem'não se preocupem em ler até o fim de um preço", diz Harford. "'£79,99' lê-se como '70-alguma coisa em libras.' A teoria alternativa é que um preço que termina em 99p é simplesmente abreviatura para um bom valor"
It'é melhor do que '4'. Harford aponta para experiências de campo de 2003 em que uma empresa de venda por correspondência trocou os seus preços anunciados. "Um vestido de $59 às vezes teria um preço de $54 ou $64", diz ele, e os preços terminando em '9' eram mais propensos a encontrar compradores, em relação aos preços terminando em '4.'" Dito isto, as pessoas poderiam simplesmente ignorar os centavos e arredondar para baixo.