As lâmpadas LED emitem "luz azul"?
Claro que emitem. A luz branca é por definição luz que inclui alguma proporção de todas as cores que o olho humano pode ver.Se você retirasse toda a parte azul do espectro de uma fonte de luz branca, a luz restante pareceria muito amarela.
Mas o que você pode estar perguntando é se as lâmpadas LED emitem uma quantidade incomum de luz azul, e a resposta a isso é - talvez.
Lâmpadas LED brancas são feitas através do revestimento de LEDs emissores de luz azul com uma mistura de fósforos que absorvem uma grande porção do azul e o reemitem em uma ampla gama de cores.
Quanta da emissão azul forte monocromática permanece na mistura final depende da espessura e da natureza exata do revestimento de fósforo.
As lâmpadas de LEDs de tampa tendem a ter um "pico" de saída bastante forte na extremidade azul do espectro.
As lâmpadas mais potentes não têm.
É incomum encontrar um gráfico da saída espectral de uma lâmpada nas especificações do fabricante, mas você pode dizer se eles tomaram cuidado para fazer a saída ter um espectro suave procurando por lâmpadas com um alto valor "CRI" (color rendering index).
A luz monocromática pura tem um CRI de zero. O espectro branco de um objeto muito quente (chamado radiação de corpo preto) contém todas as cores, e tem uma classificação CRI de 100.
LED lâmpadas com uma classificação CRI de 92 ou melhor não terão muito de um pico no azul. Se tivessem, baixaria a classificação CRI.
Artigos semelhantes
- Toda luz que é azul é considerada a perigosa luz azul?
- Como é que os copos filtrantes de luz azul podem filtrar a luz azul sem alterar significativamente as cores?
- Por que as telas dos dispositivos digitais emitem luz azul?
- Qual é a diferença entre televisores LED com luz de ponta e televisores LED com luz directa?