Você acha, como Linus Torvalds, que a ARM não será capaz de superar a arquitetura x86 no mercado de servidores de TI nos próximos anos?
Torvalds é um desenvolvedor e faz sentido que ele apresente um argumento centrado no desenvolvedor. Minha carreira tem sido gasta em infra-estrutura computacional, não em desenvolvimento. Mesmo assim, o argumento do Torvalds faz todo o sentido para mim. Eu não acho que seja a única razão pela qual o x86 domina, mas me parece muito poderoso.
O que isto me faz lembrar é a transição do IPV4 para o IPV6. Nós temos o IPV6 há algumas décadas, e mesmo assim a maior parte do mundo ainda está rodando no IPV4. Porquê? Porque há um esforço e despesas significativas necessárias para fazer a transição, e da perspectiva dos usuários da rede e das pessoas que pagam as contas, não há nenhuma melhoria visível. Portanto, embora o argumento técnico para a conversão para IPV4 seja forte, o argumento comercial para fazer isso é bastante fraco. Há sempre algo mais urgente que precisa dos recursos.
Simplesmente, para implantar uma nova arquitetura de servidor requer um investimento inicial não trivial (por exemplo, treinamento), e aumenta os custos de suporte. Em um momento da minha carreira, eu estava suportando a infra-estrutura de design de engenharia que incluía Windows no x86, Linux no x86, Solaris no SPARC, Solaris no x86, e HPUX nas plataformas HP RISC. Todas executando as mesmas ferramentas, com trabalhos sendo enviados para qualquer host que estivesse mais disponível, independentemente da plataforma. Isto era completamente insustentável, mas não podia ser retificado sem um gasto significativo em novos servidores. Quando a AMD lançou o Opteron, que superou em muito todas as nossas plataformas existentes, finalmente fomos capazes de fazer um argumento de negócios forte o suficiente para começar a padronizar naquela plataforma rodando Linux. E eu consegui passar de trabalhar 12 horas por dia apenas para evitar que o ambiente caísse, para 9 horas por dia com uma boa quantidade desse tempo dedicado à inovação .
O ponto que estou tentando fazer é que o ARM, sendo uma nova plataforma, tem que oferecer uma vantagem significativa sobre as plataformas existentes, a fim de deslocá-las. Essa vantagem tem que melhorar o resultado final da organização que as está comprando, seja através de uma ordem de grandeza de desempenho superior, menor custo total de propriedade, ou fornecendo uma capacidade que as plataformas existentes não podem. Como Torvalds afirmou em seu post, o ARM está até agora falhando em fornecer qualquer uma dessas vantagens.
Alguns fornecedores oferecerão servidores baseados no ARM, provavelmente na esperança de que isso lhes dê alavancagem nas negociações ao comprar CPUs da Intel e da AMD. Mas no final, a menos que eles possam entregar um benefício significativo sobre o x86, as plataformas ARM terão uma batalha ascendente fazendo incursões no mercado de servidores.
Artigos semelhantes
- Nos próximos 5 anos, que você acha que terá uma maior participação no mercado de CPU: Intel, AMD, ARM?
- Você acha que o ARM vai assumir a arquitetura x86 da Intel, dada a sua rápida melhoria de desempenho e incrível economia de energia?
- Em termos de desempenho por unidade de consumo de energia, qual arquitetura de CPU é melhor, ARM ou x86?
- Qual arquitetura é mais segura: x86 ou ARM?