Nos próximos 5 anos, que você acha que terá uma maior participação no mercado de CPU: Intel, AMD, ARM?
ARM já lidera o mercado em termos de marketshare por uma margem muito alta. CPUs baseadas no ARM estão contidas em uma grande quantidade de produtos, como por exemplo:
>ul>###li>Muitos smartphones e tablets#li>alguns teclados e ratos#li>Webcams e câmaras de segurança>li>Muitos modems/routers de consumoli>Processadores AMD modernos contêm um núcleo ARM para fins de segurançali>li>alguns máquinas de lavar roupa/ máquinas de café/ máquinas de lavar loiça/etc>li>alguns drones>li>Mais "inteligentes" tvs/settop boxes/DVRs>/ul>>p>AMD e Intel nunca chegarão a esse tipo de mercado com as suas CPUs baseadas em x86.O mercado de computadores pessoais é completamente o oposto. Fora dos smartphones e tablets, a ARM tem apenas uma pequena fração do mercado. A questão que a ARM tem é que a grande maioria dos softwares é escrita e otimizada para processadores baseados em x86.
Em 5 anos eu duvido que veremos muita diferença em termos de participação de mercado em relação ao que temos hoje. O ARM pode ter feito algumas incursões no mercado de laptops, mas não será grande coisa. A AMD pode ganhar algum marketshare em relação à Intel, mas não será uma quantidade enorme - 20+ anos de marketing é difícil de superar.
Artigos semelhantes
- Você acha, como Linus Torvalds, que a ARM não será capaz de superar a arquitetura x86 no mercado de servidores de TI nos próximos anos?
- Se AMD e Intel compartilham o mesmo conjunto de instruções, por que o desempenho de uma CPU Intel em jogos 1080p ainda é melhor que o do Ryzen?
- Porque é que você precisa de uma licença do ARM para projetar uma CPU ARM? Como são protegidos os conjuntos de instruções?
- Posso usar uma GPU AMD com uma CPU Intel?