Qual é a diferença entre o milímetro 5G e o sub-6 5G?
Você quase disse isso em sua pergunta: a diferença está na freqüência / comprimento de onda. Frequência ([matemática]\nu[/math]) e comprimento de onda ([matemática]\lambda[/math]) de uma onda eletromagnética são conectados pela fórmula simples: [matemática]\nu \lambda = c,[/math] a velocidade de vácuo da luz que é aproximadamente 300.000 km/s.
O que significa que uma onda de 6 GHz teria um comprimento de onda de aproximadamente 5 cm, e uma onda milimétrica com um comprimento de onda de (digamos) 5 mm teria uma frequência de 60 GHz.
As telecomunicações móveis clássicas utilizam frequências entre 300 MHz (na sua maioria sistemas antigos) e 3 GHz , o que corresponde a comprimentos de onda de 1 m até 10 cm.
5G "bulk" está localizado no mesmo intervalo, em contraste com o que as pessoas esperariam. Em pontos quentes do interior das cidades e dentro de casa também usaremos 15 - 30 GHz, que é de 2 cm a 1 cm de comprimento de onda. Mas isso é uma exceção, e certamente não a radiação emitida pelas antenas montadas em torres altas.
Quanto menor o comprimento de onda (e maior a freqüência), menor é o alcance da radiação. A atenuação sobe pelo quadrado da frequência. A fim de cobrir uma célula de 2 km de raio, não há nenhum ponto para usar altas freqüências. O seu alcance será limitado a algumas centenas de metros na melhor das hipóteses.