O mel tem algum efeito nocivo?
O mel tem muitos inconvenientes.- É pegajoso e pode fazer uma verdadeira confusão quando entra ou em lugares onde não pertence.
- É principalmente açúcar, por isso o consumo excessivo pode levar a todos os problemas que sabemos agora estarem associados ao consumo de açúcar em excesso. Não há propriedades mágicas no mel que curem todas as doenças, prolonguem a vida, ou mesmo prometem melhor saúde do que não comer mel de todo. Não é um nutriente essencial.>li>I é muito mais caro do que comprar apenas açúcar comercial ou mesmo do que comprar quantidades moderadas dos principais açúcares que compõem o mel. Sim, o mel é um pouco mais doce que o açúcar de cana ou de beterraba (sacarose), mas nem sempre é o melhor substituto para cozinhar, assar ou adoçar bebidas.
- É trabalhoso para produzir. Eu guardo abelhas. Como apicultor em pequena escala, não posso vender o meu mel pela quantidade que seria necessária para pagar o meu tempo e esforço em manter as abelhas, extrair o mel e embalar o mel para venda. Os pequenos produtores que podem oferecer melhor mel de fonte única (mel de uma única fonte vegetal) muitas vezes não conseguem recuperar os seus custos e por isso todos nós perdemos os melhores méis disponíveis nos nossos mercados locais.>li>Por causa da procura de mel por qualquer razão - alguns interesses comerciais adulteraram os seus produtos de mel com coisas que não vinham das abelhas. O mel barato, especialmente o importado da Ásia para os EUA, contém frequentemente xarope de milho com alto teor de frutose que é visualmente indistinguível do mel pela grande maioria dos consumidores. Assim, devido à procura de mel nos EUA, temos sido sujeitos a produtos melíferos inferiores que reduzem a apreciação de mel realmente bom, REAL.