Os chips dos smartphones desgastam-se com o tempo?
Sim, mas muito lentamente. A memória flash tem um número limitado de escritas, geralmente na ordem de 10^5 a 10^9. Depois desse número de mudanças ela se torna apenas como lida, mas não falha'não falha tudo de uma só vez, apenas algum byte de uma só vez. Então esse setor é marcado como ruim, com backups e ignorado, então a memória ainda funciona, com uma pequena redução na capacidade.Os sistemas de arquivos de memória flash mais recentes até usam nivelamento, então as escritas são espalhadas por toda a memória, de modo que a memória dure mais.
A memória flash também tem uma vida útil definida devido ao ruído eletromagnético e outros tipos de radiações. Embora este seja um problema sério no espaço ou noutros planetas, espera-se que as memórias na Terra durem pelo menos 20 anos.
Os falantes e microfones desgastam-se devido ao pó, humidade e perda de carga magnética. Espera-se que precisem ser trocados após 20-50 anos.
Os sensores das câmeras se degradam devido à radiação luminosa. Correções de hardware escondem automaticamente os pixels mortos. A menos que você goste de fazer lapsos de tempo de sol todos os dias, isso não deve preocupá-lo. E mesmo que você tenha efeitos perceptíveis apenas se você obtiver imagens brutas.
LCD tem uma vida útil definida antes de mostrar os pixels mortos. As TVs LCD são classificadas por 4-10 anos antes de algum componente chave, mas as falhas comuns para TVs LCD não são a tela ou os pixels, mas a placa-mãe ou a fonte de alimentação. O LCD dos Smartphones deve durar muito mais, em parte porque eles não precisam de capacitores eletrolíticos, e são de menor potência. Alguns revisores têm apontado que o brilho dos pixels é menor ano após ano, com efeitos perceptíveis sempre nos aparelhos. O muito escuro para ler o debulhador pode ser cruzado após 10 anos de uso normal.
Tambem a CPU se degrada com o tempo, mas não com um efeito perceptível, a menos que você os compare. A causa principal é o relógio, que se desgasta com o tempo.
Os processadores têm um desgaste insignificante devido ao uso, e menor é a potência, menor é a tensão no circuito.
O relógio pode prolongar a vida útil da CPU, mas ele'é mais útil para economizar bateria, ao invés de fazer o telefone durar mais.
O relógio em excesso, alta temperatura ou picos de tensão podem danificar a CPU. Uma vez que o processador está queimado, ele desaparece, e deve ser substituído. Infelizmente apenas mudar o bloco da CPU não é viável sem danificar outras partes.
CPU e RAM estão no mesmo chip ou soldados juntos na maioria dos smartphones, então se a CPU queimar você precisa substituir toda a placa-mãe.
RAM se degrada como a memória flash. Quando um setor ruim da RAM é encontrado, ele é marcado como ruim pelo processador de memória e ignorado. Em sistemas de RAM pequenos uma má leitura de RAM pode causar um travamento inesperado de uma aplicação.
WiFi, GSM, GPS, rádios Bluetooth são classificados para 10 anos de operação, mas podem durar provavelmente mais. A causa da falha é o IC do driver, que inclui um microprocessador e memória flash. Os telefones mais novos são altamente integrados, de modo que o IC poderia ser empacotado dentro junto com CPU, RAM e Flash.
As juntas de solda da placa mãe podem quebrar devido a choques ou flexão.
Bateria é o componente que se degrada mais rapidamente.
Como uma análise holística, a maioria dos telefones ficam fora de serviço quando podem garantir outros 5-10 anos de uso. E mesmo telefones "quebrados" vão viver novamente com alguma substituição barata. Todos os componentes exceto a placa-mãe e os conectores falham graciosamente, pois degradam lentamente no desempenho, ao invés de parar para trabalhar de repente, então o telefone envelhece bem se não'não recebe choques, imersões, muito calor, radiação maciça ou poeira fina.
Don'não se preocupe em usar o telefone no uso diário, outras tecnologias têm mais pontos fracos.