Quando é que Chernobyl será habitável novamente?
Chernobyl deixou de ser uma verdadeira e inquestionável zona de desastre para fornecer dados que redefinem o que é considerado radiação perigosa.
É um facto bem conhecido entre os profissionais sérios de segurança radiológica que os padrões actuais de radiação são precisos para níveis de radiação muito elevados (os níveis que o matam em horas, dias, ou semanas). Mas uma vez que você chega a níveis de radiação abaixo de 1% dos níveis mortais e o Iodo radioativo realmente perigoso desaparece, torna-se bastante fácil provar que os padrões são muito conservadores por ordens de magnitude.
Aplicar padrões de segurança de radiação a regiões ao redor de Chernobyl (mas a pelo menos 100Km de distância) logo quando o acidente ocorreu prevê milhões de cancros e muitos milhares de mortes. É por isso que o Greenpeace jura a Deus que houve muitas mortes e que todas elas foram "encobertas". O fato é que Chernobyl matou menos de 200 pessoas até hoje, a maioria dos cânceres causados foram resultado de hospitais inadequadamente abastecidos perto do reator, falta de estoque adequado de pastilhas de Iodo (ou simplesmente não foi distribuído).
Outros leites contaminados foram permitidos para serem distribuídos, tornando o problema I131 pior.
As previsões a longo prazo esperam que menos de 10000 pessoas acabem por ter as suas vidas encurtadas por cancros (a maioria dessas mortes serão pessoas a morrer de cancro menos de uma década antes da sua esperança de vida normal).
Isso é um longo, longo, muito longe do embuste de que cerca de um milhão de pessoas já morreram !
A área à volta de Chernobyl mostra uma vida animal selvagem substancial muito acima do normal se os humanos lá vivessem. Os humanos são muito mais mortais para outros animais do que a radiação. É justo admitir que não temos idéia sobre o incidente de câncer em tais animais.
Algumas aldeias dentro da zona de quarentena estão ilegalmente ocupadas há mais de uma década, seus residentes afirmam que não há câncer.
A afirmação de que não há câncer entre aqueles que retornaram às zonas ligeiramente irradiadas é prova viva de que os padrões de segurança da radiação nuclear devem ser relaxados. Além disso, em Fukushima NOBODY morreu devido à radiação. A esmagadora maioria das mortes foi resultado de evacuações apressadas que perturbaram a vida de pessoas idosas. Deixá-los onde eles estavam teria salvo centenas de vidas ou até mais.
Na verdade o problema é que temos muito medo de cancros de radiação leve.
P>Por favor, procure por hormônio de radiação.
A idéia básica é paralela a alguns remédios como a Aspirina.
Os médicos recomendam que as pessoas tomem uma ou duas Aspirinas diariamente. Ela ajuda a prevenir doenças cardíacas. Isso é um facto bem conhecido.
Isso significa que uma ou duas Aspirinas são na verdade mais seguras do que zero Aspirinas.
Mas se tomar 20 aspirinas diariamente é mau para si.
Se tomar 1Kg de Aspirina vai DIE.
Radiação é muito semelhante.
A radiação ZERO é na verdade BAD para você, pois nossos mecanismos corporais que lidam com radiação / danos químicos ao DNA e outros mecanismos celulares não recebem o exercício que eles precisam para estar prontos para agir quando os problemas chegam.
Um pouco de radiação, até mesmo 10 vezes os níveis mais baixos de radiação de fundo encontrados no mundo são mostrados como realmente melhores para as pessoas. É um nível de radiação que é insuficiente para causar câncer, mas bom para manter os equipamentos anti-câncer em alta prontidão.
Se você chegar a 100x o nível mais baixo de radiação de fundo, não há mais benefícios, e estamos de volta à incidência de câncer em torno do nível do mar, talvez um risco marginalmente maior de câncer.
Em 1000x de fundo e maior do que o risco real de câncer e uma certeza de incidência de câncer X% sobre uma população grande o suficiente.
Mas os padrões de radiação assumem que qualquer radiação sobre os níveis de fundo deve ser ruim. Para eles não é aceitável mesmo 2 ou 3x os níveis de fundo normais. Níveis que estamos expostos cada vez que fazemos um voo aéreo ou subimos a uma estância de 3000 ou 4000 metros de altitude !
E aqui reside a consequência muito importante. Se os níveis de radiação fossem relaxados por uma ordem de magnitude, o custo de construção e operação de reatores nucleares cairia por cima do HALF. Talvez até 2/3 dos custos mais baratos. A energia nuclear se tornaria novamente acessível.
Mas o lobby dos combustíveis fósseis não terá nada disso. Eles preferem que o carvão continue a matar os mineiros, continuar a dar às pessoas doença pulmonar negra, cancro do pulmão, asma agravada, preferem continuar a ter fugas maciças de gás natural (como a que ocorreu no Porter Ranch-CA que colocou muitas pessoas no hospital) e acima de tudo, há o desastre do Deep Water Horizon que teve um impacto económico uma ordem de magnitude superior a Fukushima.
Oh, e o custo para limpar Fukushima cairia por um factor de 80-90% !
Artigos semelhantes
- Porque é que o grafite é mau em Chernobyl?
- Porque é que o helicóptero caiu em Chernobyl enquanto cobria o núcleo nuclear exposto?
- A Central Nuclear de Chernobyl ainda está em uso?
- Agora que o preço da Playstation 5 se revelou igual ao da XBox Series X, será que eles vão vencer novamente a XBox desta geração?