A Central Nuclear de Chernobyl ainda está em uso?
Chernobyl Nuclear Power Plant não está a ser utilizada como uma central eléctrica. Todos os reactores estão desligados, dois deles encerrados em cenários de acidentes graves (Unidades 4 e 2). A Unidade 1 permaneceu em caminhões até 1996 e teve uma carreira bastante boa, apesar dos danos permanentes no núcleo devido a uma fusão parcial do combustível em 1982; e a Unidade 3, a gêmea da Unidade 4 explodida, permaneceu até 2000. Os reatores estão todos desafogados agora (embora o combustível ainda esteja no local, aguardando o armazenamento em barril seco), e a usina está sendo desativada por vários milhares de trabalhadores.
No entanto, partes da usina permanecem operacionais até hoje. O enorme pátio do interruptor elétrico ainda está sob tensão, e continua a ser operado a partir da sala de controle elétrico da Fase I localizada no prédio do desgasificador entre os Reatores 1 e 2 (na foto abaixo). O pátio de interruptores suporta algumas das tensões mais elevadas do sistema de distribuição europeu, 750 kV. Chernobyl é um importante centro de distribuição no norte da Ucrânia para a electricidade proveniente da Central Nuclear de Khmelnytskyi, a sudoeste. As cargas regionais são servidas com 110 kV e 330 kV a partir dos transformadores de Chernobyl. O pátio de comutação também contém equipamento original para a correção do fator de potência. O homem sentado à mesa nesta foto trabalha no departamento elétrico da ChNPP desde a época do acidente de 1986, e também tem lembranças do dia difícil no trabalho quando o turbogerador nº 4 da Unidade 2 foi acidentalmente motorizado e levou à destruição simultânea de todas as bombas de água de alimentação do reator, sendo o resfriamento do núcleo mantido com uma bomba de incêndio acionada por um júri. As coisas têm estado um pouco mais sedadas recentemente...
Esta próxima foto é também da sala de controle elétrico, do quadro de avisos na parede. No topo está um artigo comemorativo sobre Oleksandr Lelechenko, que trabalhou neste departamento e realizou proezas heróicas na manhã de 26 de abril de 1986 para ajudar a colocar a estação danificada sob controle depois que o núcleo do reator da Unidade 4 foi alcançado para os céus. Tendo sofrido uma dose de 25 Gy, ele pereceu de doença de radiação aguda duas semanas depois. Abaixo do artigo está um mapa recente da colocação do equipamento no pátio do switchyard, com níveis de radiação indicados.
Outro exemplo de equipamento original ainda sendo usado em Chernobyl é o sistema de monitoramento de radiação da estação. Este consiste em uma rede de detectores Geiger distribuídos pelos corredores e compartimentos da estação, em interface com os equipamentos de leitura e registro em uma sala de controle de dosimetria próxima às salas de controle da unidade. O ChNPP ainda tem operadores para este sistema e o mantém em funcionamento, apesar do equipamento ser muito antigo e na sua maioria baseado em tubos de vácuo.
Finalmente, o "bunker" sob o Edifício Administrativo No. 1 continua a servir como centro de comando de operações de emergência do ChNPP, tal como aconteceu durante o acidente de 1986. Seus filtros de ar, suprimentos de água, chuveiros de emergência e instalações de descontaminação, gerador de reserva, sistemas de comunicação e beliches para os socorristas são em sua maioria originais, e mantidos em condições prontas para uso caso ocorra outro acidente que precise ser "liquidado".
Artigos semelhantes
- Porque é que o helicóptero caiu em Chernobyl enquanto cobria o núcleo nuclear exposto?
- Porque é que o vapor de uma central nuclear não é radioactivo?
- Por que eles lhe dizem para se abrigar por 14 dias durante uma explosão nuclear, quando a precipitação nuclear dura de 1 a 5 anos?
- O que fariam outros países se uma potência nuclear construísse uma bomba nuclear de 1 teraton?