Será que o aumento da memória de vídeo dedicada vai diminuir a velocidade do meu computador?
Duas coisas a notar: (1) dedicado significa estritamente memória em uma placa gráfica - não tira nada da memória normal, e (2) dependendo de 32/64 bit o espaço de endereço disponível para toda a memória pode ser afetado.
Ponto 1:
Se você está aumentando a memória substituindo sua placa gráfica por uma placa gráfica dedicada contendo mais memória, então você está apenas adicionando extra.
No entanto, há um erro de nome que muitos vêem quando usam um chip gráfico integrado (algo soldado na placa mãe ou embutido na CPU). Isto é estritamente falando memória PARTILHADA, ou seja, a RAM normal é tirada do computador e dada ao processador gráfico em vez disso.
Se esta última idéia é a que você está se referindo, então você tem menos memória para coisas como o SO e programas. Se eles ainda podem caber facilmente na parte esquerda, então não deve haver muito problema (se houver). Mas se eles começarem a ficar sem memória disponível, então eles podem se tornar extremamente lentos - já que eles precisam constantemente ser trocados da unidade para frente e para trás. Ou seja, uma tarefa que pode ser concluída em segundos se houver memória suficiente, pode agora levar dias em vez disso.
Ponto 2:
Se você estiver em um SO de 32 bits, então pode haver um problema. Há um limite físico na quantidade de memória que os 32bits podem usar. E a forma como a memória normal / gráfica é mapeada significa que eles compartilham o mesmo espaço de endereço. Ou seja, há apenas 4GB possíveis tanto para a memória normal como para a memória gráfica juntas. Não importa se a memória gráfica é dedicada ou compartilhada.
Então note, se você instalar uma placa gráfica com 2GB de sua própria RAM dedicada, e tiver 4GB de RAM normal, você só será capaz de usar até 2GB da RAM normal em um SO de 32bit.
Em um SO de 64bit esse espaço de endereço é muito maior. Ao ponto de você não precisar se preocupar com isso para a próxima década ou mais. Provavelmente nem mesmo para o próximo século.