Porque é que o gás de xisto emite 50% menos CO2 que o carvão? Artboard
Em suma, quanto mais hidrogénio no combustível fóssil, mais limpo queima.
Tem a ver com a química da combustão. A queima é o processo de combinar um químico com oxigênio para liberar energia térmica, portanto você tem que olhar com o que o oxigênio combina. Quando você queima carbono, ele se transforma em CO2. Quando se queima hidrogénio, este transforma-se em H2O. O dióxido de carbono é um gás de efeito estufa de longa duração, enquanto que o H2O é água. Ambos são quase inofensivos, a menos que você tenha muito, muito no ar. O CO2 é' não é um poluente no sentido habitual, mas parece estar a causar o aquecimento global. (Nota lateral: o vapor de água também é um poderoso gás de efeito estufa, mas ele'é capaz de escapar da atmosfera como a chuva, então a água produzida por combustão é't considerado um problema de poluição.)
Então o que você quer é queimar mais hidrogênio e menos carbono. O gás natural é quase inteiramente metano, que é CH4. Quatro vezes mais hidrogênio do que carbono - o que o torna relativamente limpo. Ele tem muita energia por unidade de CO2 emitido. O gás xistoso consome mais energia para sair do solo do que o gás natural convencional, mas ele'ainda é muito bom como os combustíveis fósseis.
Carvão, por outro lado, varia na composição química mas pode ser aproximado como [CH]n. Isso significa quantidades iguais de átomos de carbono e hidrogênio. Isto dá-lhe as maiores emissões de CO2 por unidade de energia das principais fontes de combustível.
Oil, para comparação, médias [CH2]n (dois hidrogênios por carbono), portanto it's em algum lugar no meio entre gás natural e carvão.
Se mudássemos todas as centrais eléctricas a carvão para gás natural, isso causaria uma redução maciça nas emissões de gases com efeito de estufa. O carvão foi responsável por 34% de todas as emissões de carbono dos EUA em 2009, então você pode imaginar que cortar essa fonte pela metade seria um passo maciço na direção certa - reduzindo as emissões dos EUA em 1/6.