Usar uma música como toque é considerado uma violação dos direitos autorais?
Nos EUA, usar uma música como toque não requer permissão de ninguém e não infringe os direitos autorais de ninguém.
A lei de direitos autorais restringe "apresentações públicas" de músicas e dá ao proprietário dos direitos autorais (ou seja, o compositor, não o artista da gravação) o direito exclusivo de autorizá-las. Mas a lei isenta as performances públicas que ocorram:
<- sem qualquer propósito de vantagem comercial,
- sem compensar os artistas/promotores/organizadores, e
- sem uma taxa de admissão.
17 U.S.C. § 110(4).
Pelo menos um tribunal federal interpretou esta disposição como protegendo os toques de chamada:
A execução de toques de chamada enquadra-se confortavelmente dentro destas isenções estatutárias. Quando um ringtone toca apenas na presença do "círculo normal de uma família e seus conhecidos sociais" esta performance não contaria como uma performance pública sob 17 U.S.C. § 101. Em ocasiões em que os clientes Verizon ativaram seus toques, o telefone toca na presença de um público mais amplo, e toca em um nível para ser ouvido por outros, que tocar uma obra musical satisfaz todos os requisitos da isenção do § 110(4): Os clientes da Verizon não tocam os toques por qualquer "vantagem comercial"; não recebem nenhuma taxa ou compensação por essas apresentações; e não cobram admissão. Em suma, os clientes não tocam toques de telemóvel com qualquer expectativa de lucro. A reprodução de um ringtone por qualquer cliente Verizon em público é, portanto, isento sob 17 U.S.C. § 110(4) e não exige que eles obtenham uma licença de desempenho público.
>p>United States v. Am. Soc'y de Compositores (In re Cellco P'ship), 663 F. Supp. 2d 363, 375 (S.D.N.Y. 2009).N.B.: Você poderia imaginar uma circunstância em que usar uma música como toque de chamada exigiria a permissão do compositor. Por exemplo, se você cobrar entrada em uma boate, embolsar o dinheiro, ligar o celular na aparelhagem e entreter o público tocando Top 40 músicas durante toda a noite (que por acaso você montou como ringtones e depois se liga repetidamente para acioná-las), você vai ficar devendo dinheiro aos compositores como se você tocasse as músicas normalmente, de uma forma não ringtone. (Você ainda não deve nada aos artistas de gravação, porque eles não têm o direito de controlar "performances públicas" a menos que sejam feitas através de uma transmissão digital.)
Mas a maioria dos usos das músicas como ringtones vão caber dentro da isenção.
Artigos semelhantes
- Ainda é violação de direitos autorais se você atrasar ou acelerar um clipe de áudio protegido por direitos autorais para uso em uma música?
- O meu canal YouTube pode ser monetizado se eu tiver apenas reivindicações de direitos autorais (não greve de direitos autorais)?
- É violação de direitos autorais usar uma ferramenta de caneta ilustradora para traçar uma imagem em uma silhueta?
- Se eu ler de um livro e o colocar no YouTube, isso é uma violação de direitos autorais?