Qual é a diferença entre GSM e CDMA?
Espera que esta pequena escrita o ajude com o conceito de TDMA e CDMA.
1. GSM (Global System for Mobile Communications).............. GSM é o termo "de marca" que se refere a um uso particular da tecnologia TDMA (Time-Division Multiple Access). GSM é a tecnologia dominante utilizada em todo o mundo e está disponível em mais de 100 países. É o padrão de comunicação para a maior parte da Ásia e Europa. O GSM opera em quatro frequências separadas: Você encontrará as bandas de 900MHz e 1.800MHz na Europa e Ásia e as bandas de 850MHz e 1.900MHz (às vezes referidas como 1,9GHz) na América do Norte e América Latina. O GSM permite oito chamadas simultâneas na mesma freqüência de rádio e utiliza a "banda estreita" TDMA, a tecnologia que permite a transmissão digital entre um telefone celular e uma estação base. Com o TDMA a banda de freqüência é dividida em vários canais que são então empilhados juntos em um único stream, daí o termo banda estreita. Esta tecnologia permite que vários chamadores partilhem o mesmo canal ao mesmo tempo.
2. CDMA (Code Division Multiple Access).............................. O CDMA tem uma abordagem totalmente diferente do GSM/TDMA. CDMA espalha os dados pelo canal depois que o canal é digitalizado. As chamadas múltiplas podem então ser sobrepostas umas sobre as outras ao longo de todo o canal, com cada uma delas atribuído o seu próprio "código de sequência" para manter o sinal distinto. O CDMA oferece uma utilização mais eficiente de uma transmissão analógica porque permite uma maior reutilização da frequência, bem como o aumento da vida útil da bateria, melhorando a taxa de chamadas descartadas e oferecendo muito mais segurança do que o GSM/TDMA. Por esta razão, o CDMA tem o forte apoio de especialistas que favorecem o desenvolvimento generalizado das redes CDMA em todo o mundo. Atualmente, você encontrará o CDMA principalmente nos Estados Unidos, Canadá e Coréia do Norte e do Sul. (Como um interessante aparte, o CDMA foi realmente inventado para os militares durante a Segunda Guerra Mundial para comunicações de campo).
3. Os principais pontos de discórdia entre TDMA e CDMA são os seguintes:-
a. Velocidade de transferência de dados:..................................... Com o advento dos telefones celulares fazendo serviço duplo e triplo como dispositivos de vídeo streaming, receptores de podcast e dispositivos de e-mail, a velocidade é importante para aqueles que usam o telefone para mais do que fazer chamadas. O CDMA tem sido tradicionalmente mais rápido do que o GSM, embora ambas as tecnologias continuem a saltar rapidamente neste caminho. Ambas possuem padrões "3G", ou tecnologias de terceira geração.
EVDO, também conhecido como CDMA2000, é a resposta do CDMA&apos à necessidade de velocidade com uma taxa downstream de cerca de 2 megabits por segundo, embora alguns relatórios sugiram que as velocidades no mundo real estão mais próximas de 300-700 kilobits por segundo (kbps). Isto é comparável à DSL básica. O EVDO está em vias de ser implantado. Ele não está disponível em todos os lugares e requer um telefone que esteja pronto para CDMA2000.
GSM's a resposta é EDGE (Enhanced Data Rates for GSM Evolution), que apresenta taxas de dados de até 384 kbps com velocidades do mundo real relatadas mais próximas de 70-140 kbps. Com tecnologias adicionais ainda em obras que incluem UMTS (Universal Mobile Telephone Standard) e HSDPA (High Speed Downlink Packet Access), as velocidades reportadas aumentam para cerca de 275-380 kbps. Esta tecnologia também é conhecida como W-CDMA, mas é incompatível com as redes CDMA. É necessário um telefone preparado para EDGE.
>br>b. Cartões SIM (Subscriber Identity Module): ............................ Na maioria dos países apenas os telefones GSM utilizam cartões SIM. O cartão SIM removível permite que os telefones sejam activados, trocados, trocados e actualizados instantaneamente, tudo sem intervenção da operadora. O próprio SIM está ligado à rede, e não ao telefone real. Os telefones que estão habilitados para cartão podem ser usados com qualquer operadora GSM.
O equivalente CDMA, um cartão R-UIM, só está disponível em partes da Ásia . As operadoras CDMA requerem aparelhos proprietários que estejam ligados a uma única operadora e não estejam habilitados para o cartão. Para actualizar um telefone CDMA, a operadora deve desactivar o telefone antigo e depois activar o novo. O telefone antigo torna-se inútil
c. Roaming: ........................................... Na maioria das vezes, ambas as redes têm uma cobertura bastante concentrada nas principais cidades e ao longo das principais rodovias. As operadoras GSM, no entanto, têm contratos de roaming com outras operadoras GSM, permitindo uma cobertura mais ampla de áreas mais rurais, em geral, muitas vezes sem tarifas de roaming para o cliente. As redes CDMA podem não cobrir tanto as áreas rurais como as operadoras GSM, e embora possam contratar células GSM para roaming em áreas mais rurais, a taxa para o cliente será geralmente significativamente mais alta.
d. Roaming Internacional:................................... Se você precisar fazer chamadas para outros países, uma operadora GSM pode oferecer roaming internacional, já que as redes GSM dominam o mercado mundial. Se você viajar para outros países, você pode até mesmo usar o seu celular GSM no exterior
Artigos semelhantes
- Agora que a T-Mobile é dona da Sprint, eles irão converter o sistema Sprint para GSM ou operar tanto o GSM como o CDMA para sempre?
- Qual é a diferença entre as comunicações móveis CDMA e GSM?
- Podemos fazer uma chamada telefónica entre um telefone CDMA e um telefone GSM e como é que isso se torna possível?
- Por que não existem telefones que contenham rádios GSM e CDMA tanto para voz como para dados (3G) para uso entre operadoras nos EUA?