O CVT da Nissan é fiável?
Toda esta conversa de desastre. Mas a grande maioria dos CVTs da Nissan desde 2006 e os mais recentes provaram ser confiáveis. Eu tenho um máximo de 2009 com cerca de 300.000kms e não tive problemas com a transmissão. Os Altimas de 2007 e seguintes são todos ou CVT ou alguns raramente tinham um manual. Já vi muitos Altimas com mais de 300.000 kms e sem problemas. Vi um com mais de 400.000 e a transmissão estava funcionando bem, infelizmente o corpo e o escape estavam tão enferrujados que não valia a pena consertar. A manutenção adequada vai longe, mas a CVT não requer muita manutenção, certamente nada a mais. E o motor de um veículo requer muito mais manutenção do que o tranny requer.
Um dos problemas com a CVT que ajuda a supor que eles não são confiáveis é que ela é menos capaz de lidar com a negligência, como se você continuar dirigindo o carro por 10s de milhares de milhas apesar de fluido de transmissão inadequado ou não ter a transmissão enxaguada corretamente e continuar a dirigi-lo por 50.000 kms passados quando era devido por um. Do que você pode facilmente destruí-lo. Onde um automóvel normal pode lidar melhor com este abuso. Depois há o facto de algumas pessoas não utilizarem o fluido de transmissão recomendado. E se houver uma grande falha com o CVT por qualquer razão, tudo tem de ser substituído por um novo, pois é extremamente difícil de reparar. Enquanto que, muitas vezes, é possível reparar automatismos regulares sem a despesa de substituir toda a unidade de transmissão.
I'diria que o CVT da Nissan é certamente fiável. Não só isso, como também é muito reactivo em comparação com a sua caixa económica média, e acoplado a um V6, muito divertido.
Nissan parece acreditar no seu CVT, uma vez que os tem na grande maioria dos seus veículos. Estatisticamente eles são confiáveis. Muitas empresas de automóveis começaram a utilizá-los cada vez mais, mas nenhuma tanto como a Nissan. Se fossem realmente tão pouco fiáveis como alguns dizem, a Nissan poderia facilmente ter começado a utilizar a sua CVT de 7 velocidades e abandonado a CVT por esta altura. E não haveria um aumento constante do número de veículos de muitas empresas de automóveis que vêm equipados com CVT como muitas vezes a única opção.