Qual é o grau máximo de temperatura dentro de uma câmara de combustão nos motores a gasolina de combustão interna dos automóveis?
Em um motor a gasolina/gasolina, o pico momentâneo de temperatura chega a cerca de 2000c. Isso cai imediatamente à medida que o pistão desce e os gases quentes se expandem. A temperatura dos gases de escape na válvula de escape caiu para cerca de 700-800c. A essas temperaturas ainda contém muita energia e é por isso que os turboalimentadores funcionam - eles usam parte da energia desperdiçada nos gases de escape para bombear mais ar no motor.
Os motores diesel têm uma temperatura de pico mais alta - até cerca de 2500c. Isto é em grande parte o resultado da maior taxa de compressão que aquece mais a entrada antes da injeção e ignição do combustível, portanto a combustão resultante mais o calor de compressão é maior do que para um motor a gasolina/gasolina. Essa maior taxa de compressão significa que há também uma maior taxa de EXPANSÃO no curso de potência. Se você comprimir o ar, digamos 18 vezes antes da ignição, então ele se expandirá 18 vezes no curso de potência onde um motor a gasolina se expande apenas em torno de 10 ou 11:1. Isto é responsável por uma grande parte da alta eficiência dos motores Diesel.
Que a maior taxa de expansão também significa que a temperatura dos gases de escape é menor para os motores Diesel, em comparação com os motores a gasolina... mais energia mecânica foi recuperada da energia térmica. E é claro que os diesels podem usar pressões mais altas do turboalimentador, porque os diesels nunca podem sofrer detonação - não há combustível presente até o ponto de injeção e esse combustível injetado queima conforme é injetado (na verdade, alguns milésimos de segundo depois, já que tem que vaporizar e aquecer até sua temperatura de ignição). Esse alto nível de turboalimentação extrai mais energia útil do escapamento.
Inicialmente, essa alta temperatura de combustão mais a de compressão é a razão pela qual os motores Diesel produzem poluentes de óxido nitroso no escapamento. O nitrogênio não é muito reativo e só se combina com o oxigênio em tenieraraturas muito altas, então os motores a gasolina produzem muito pouco óxido nitroso, e os diesels produzem muito mais, o que então precisa ser controlado ou por EGR que contamina o ar fresco para reduzir a temperatura de queima, ou com DEF/Adblue, que o converte de volta em nitrogênio e água no SCR - redutor catalítico seletivo.
Artigos semelhantes
- Existe uma boa ferramenta de código aberto para uma rede social interna, que possa ser protegida para que permaneça interna?
- Como é que os motores turbo são diferentes dos motores normais?
- Qual é a diferença entre câmara telefoto e câmara de profundidade como câmara secundária em telemóveis (configuração de câmara dupla)?
- Porque é que os motores a gasolina não são turboalimentados?