Como é que os motores turbo são diferentes dos motores normais?
I can't resistam a responder a esta pergunta!
A potência que o motor produz vem da queima do gás. O limite absoluto de potência nesse motor é determinado pela quantidade de gás que pode ser queimada no motor. Isto, por sua vez, é ditado pela quantidade de ar que podemos entrar no motor. Em um motor normal, o ar acaba se tornando o fator limitante porque precisamos obter quase 15 vezes mais ar que o combustível (14,7 para ser exato) a fim de ter oxigênio suficiente para queimar todo o combustível. Whew!
Um motor com turbo bombeia ar adicional no motor, o que nos dá a margem de manobra para adicionar combustível adicional: viola, mais potência!
Como Al Peavler mencionou, o turbo é girado devido a uma segunda turbina, directamente ligada, que está no fluxo de escape. Assim, um lado é girado pelo escape e do outro, um compressor semelhante está bombeando ar para o motor.
Isto cria uma das principais características dos motores turbo: o turbo lag. O Turbo lag acontece, principalmente, porque o fluxo de escape deve estar se movendo rápido o suficiente para fazer a turbina girar, o que significa que o motor tem que estar funcionando a uma taxa razoavelmente alta para que a turbina atinja a velocidade. Assim, com baixas RPMs, os motores turbo sentem-se muito parecidos com os motores menores em que normalmente se baseiam e a potência realmente aumenta à medida que as RPMs sobem. Isto é agravado pelo impulso das próprias turbinas e algumas pessoas acham frustrante para dirigir (presumivelmente os antigos motoristas de trator agrícola)
O que's super sobre turbos é isto: todo este extra-ness é alimentado por energia desperdiçada de outra forma! Bónus!
Outra grande coisa sobre os turbos é que agora temos muito mais capacidade de ar, podemos controlar muito mais as características do motor's com o fluxo de combustível. Ou seja, você pode sintonizar o motor -- num grau maior que os motores normais -- com o mapa de combustível (chamado assim porque sua curva, exceto ele's uma curva 3D -- obtê-lo?) que é armazenado no computador do motor's.
>
Para mim, a maior vantagem para carros turbo é este controle. Agora que temos algum excesso de capacidade de ar, podemos afinar esse mapa de combustível (comumente chamado de "obter um chip" ou "chipping" devido à prática de re-flassificação do chip de memória) para que quando você estiver circulando pela cidade a 30% de aceleração, você esteja queimando combustível no seu motor de 1.5L como você esperaria de um motor de 1.5L. Quando se amassa no acelerador, torna-se um monstro que respira fogo (sugador de combustível)! Um motor não turbo tem muito menos variabilidade e você tem que escolher entre o amor pela carteira ou a respiração de fogo na hora do projeto.
Para mim pessoalmente, eu adoro motores normalmente aspirados. Eles são lindos para mim como relógios de corda fina. Não tira'não tira da incrível capacidade do super-relógio com GPS e sensor de altitude, mas a arte de ser muito mais limitado que é fascinante e bonito.
Artigos semelhantes
- Qual é a diferença entre o Porsche 911 GT2, GT3, Turbo, e Turbo S?
- Como é que os 'kosher phones' são diferentes dos telemóveis normais?
- Quanto mais potência têm os novos motores Harley-Davidson de 103 polegadas cúbicas do que os seus motores de 96 polegadas cúbicas?
- Existem motores com maior torque do que motores elétricos?