O que é AMD FreeSync/NVidia G-Sync? O que é que eles fazem?
É uma solução de hardware para algo normalmente feito com software (como o v-sync).
Basicamente está alinhando a saída da sua placa gráfica com a taxa de quadros projetada do seu monitor em um esforço para suavizar a imagem e evitar o rasgo da tela e outros problemas.
Sem sincronização (seja como software ou hardware) a sua placa gráfica normalmente jogaria o máximo de quadros possível no monitor e o monitor deixaria cair qualquer quadro que não fosse usado. Um monitor só pode exibir um número de quadros igual à sua classificação de Hz por segundo.
Então, se um monitor tem uma taxa de atualização de 60 Hz, ele vai sempre mostrar 60 quadros por segundo.
Então o que acontece se a placa gráfica não estiver enviando 60 quadros por segundo?
O monitor "finge" quadros extras para fazer a diferença. Digamos que a placa gráfica está emitindo apenas 30 quadros, então um monitor de 60 Hz tem que inventar quadros para chegar a 60 para a saída no monitor.
Com a tecnologia de sincronização o monitor é mais capaz de se adaptar à perda e deve duplicar corretamente cada quadro duas vezes para criar uma imagem suave; sem sincronização ele estaria em constante flutuação (que é mais visível aos olhos)
Na outra ponta, se a placa gráfica está jogando mais de 100 quadros no monitor de 60 Hz, então o monitor tem que descobrir quais quadros cair e mostrar apenas 60.
Com a tecnologia de sincronização (seja v-sync em software ou g-sync em hardware) o monitor está dizendo à placa de vídeo para não se preocupar em enviar os quadros extras e a placa gráfica torna um conjunto mais preciso de 60 quadros para que haja menos flutuação e saltos na imagem.
Basicamente sem algum tipo de sincronização você está apenas mangueirando o monitor com quadros e esperando que ele se adapte. Com a sincronização eles estão trabalhando juntos para tentar criar uma imagem mais suave porque o monitor pode realmente dizer à placa de vídeo o que ele precisa.
Uma pessoa que já afirmou ser capaz de ver a diferença nas taxas de quadros quando rodando a uns 60, comparado a 120 quadros por segundo, provavelmente não consegue. Mas o que eles podem ver são as flutuações do monitor, pois ele se adapta constantemente a mudanças sutis na taxa de quadros. A tecnologia de sincronização (quando funciona) é uma tentativa de suavizar e prevenir todas essas flutuações.
G-SYNC
Reviews | GeForce
As maiores diferenças das várias tecnologias de sincronização estão no local onde ela é colocada.
V-sync é uma solução de software muitas vezes incorporada em jogos (normalmente definida no menu de opções). Não é muito útil para corrigir as flutuações da tela quando a placa gráfica está emitindo menos quadros do que o monitor pode lidar, mas geralmente é uma solução OK para corrigir alguns problemas causados pela saída de taxas de quadros da placa gráfica acima da capacidade dos monitores.
G-sync adiciona um chip ao próprio monitor que se sincroniza com a placa gráfica e adapta as taxas de quadros para imagens gerais mais suaves.
Freesync (versão da AMD) é um chip extra em suas placas gráficas que basicamente roda sua versão de v-sync (para que você não tenha que ligá-lo em jogos)
Das três soluções, g-sync é geralmente avaliado como o melhor, mas é caro. v-sync é gratuito e está incluído ou não em um jogo. E o freesync é uma tentativa de copiar o g-sync, mas (devido à patente da nvidia) eles não podem realmente colocá-lo em monitores, então ele não é realmente tão eficaz.
Artigos semelhantes
- Quais são os prós e os contras da construção de um PC AMD vs Intel? Como as placas gráficas AMD vs Nvidia se encaixam na escolha de construção?
- O que é a tecnologia AMD FreeSync?
- Os funcionários da NVidia obtêm descontos nas GPUs NVidia?
- Por que exatamente a Apple usa placas gráficas AMD em vez da NVIDIA?
- Você pode usar uma GPU Nvidia com uma CPU AMD?