O que é melhor: Idade dos Impérios OU a Civilização de Sid Meier?
4X
"Explorar, expandir, explorar e exterminar"
Agora, eu não sou especialista em porque não é 4e. No entanto, ainda tenho as minhas especulações.
Cada palavra explica os principais objectivos para os jogadores. Eles não estão em ordem cronológica, assim você pode fazer o que quiser com cada termo.
Explorar é auto-explicativo em toda a linha. Como os outros termos, muitos jogos compartilham conceitos semelhantes quando se trata da primeira palavra. Em Civilization você exploraria o mapa para outras civilizações, maravilhas, ruínas, estados municipais, e terras para as outras palavras.
Embora seja o mesmo para Age of Empires, a principal diferença nessa série é descobrir que tipo de recursos você tem para trabalhar. Os recursos são extremamente finitos em comparação com a Civilização. É possível para você cortar toda a madeira, escavar todas as minas e matar todos os animais para se alimentar. Em grande parte, você não tem que se preocupar com isso nos jogos da Civilização. A maior parte das vezes, garantir que você tem acesso a recursos é seu principal problema em Sid Meiers.
Expand é o mais geral dos termos e compartilha as mais parecidas entre essas séries de jogos. Em Civilization você constrói outras cidades, reivindica outras terras, e geralmente faz a nação que você quiser. Age of Empires é mais limitado. Embora seja menos abrangente em comparação, tem muita profundidade em expansão. Você pode construir mais edifícios para o seu povoado. Transforme sua colônia em uma cidade em expansão ou potência econômica.
Its o mesmo em geral, mas Age of Empires é mais focada em certos aspectos do que Civilization. O primeiro trata principalmente do desenvolvimento da cidade, o segundo numa grande variedade de coisas, dependendo do jogo específico.
Explorar é possivelmente o mais diferente entre eles. Você pode fazer o que quiser com o mundo da Civilização. Seu ambiente tem alguns aspectos finitos (como o corte de florestas), ele não vem com algum tipo de custo ambiental ou mudança mundial que pode afetar a todos. Normalmente, a menos que você tenha mods.
Eu sou a favor do meio ambiente, mas até videogames têm suas limitações quando se trata de implementar mudanças climáticas e temperaturas. A maioria da mecânica ambiental é encontrada principalmente em jogos de sobrevivência (com exceção do Frostpunk)
Quando se trata de Age of Empires, o jogo gira em torno da exploração. Vê uma floresta? Cortem-na. Vê um pouco de água? Pescar as luzes vivas do dia fora dela. Vês algum ouro? Mine it clean.
A maior diferença para Age of Empires é que você pode ficar sem esses recursos quando você não tem cuidado. Agora, eu joguei Civilization há mais tempo que Age of Empires e o único jogo da série Age of Empires que eu já joguei é a sua terceira instalação. Esta pequena tangente é para explicar que eu não joguei muitos jogos de Age of Empires além de Age of Empires III (e II em um ponto, mas eu esqueci a maioria)
O último, mas obviamente não o menos importante, é Exterminar. Você tem que fazer isso em ambas as séries de jogos no final, mas Civilization tem mais opções.
Civilization permite que o jogador faça o que quiser. Eles não têm de construir um exército massivo (a não ser que a sua Civilização V, que você meio que tem que em certo ponto dependendo da dificuldade) para ganhar o jogo. Você poderia se concentrar na ciência e construir uma maldita nave espacial ou ser o amigo do rabo de todos e se concentrar na diplomacia. Você poderia jogar o jogo muito longo e simplesmente ir para a pontuação mais alta ou ter a cultura mais influente do planeta. Na última parcela, Sid Meier Civilization VI, você agora pode ter vitórias religiosas.
Por outro lado, Age of Empires é simples. Em III, você acabou de colonizar um novo pedaço de terra no Novo Mundo (basicamente as Américas) e você precisa tomar o controle dele de outros jogadores IA ou não. Assim, a menos que você esteja jogando em times, a única maneira de realmente ganhar, é se você tiver a habilidade de destruir ou correr o seu oponente para o chão.
A idade dos impérios é muito pesada para a guerra, mas tem mecânica diferente o suficiente para evitar que se trate apenas de lutar. Você tem que se concentrar em economia, recursos e micro-gestão. Macro-economia. Tem mais profundidade que a Civilização quando se trata de ter um mercado ou modernizações para unidades e edifícios.
O que é melhor: Idade dos Impérios OU Civilização de Sid Meier?
Pessoal, eu gosto de ambos igualmente. É difícil dizer qual é melhor, já que ambos os jogos são construídos de forma diferente.
Age of Empires tem o tradicional 4X. Tem mais profundidade quando se trata de economia, desenvolvimento da cidade e até mesmo estratégias de combate e guerra mais do que civilização. As apostas são mais arriscadas e você tem que se preocupar principalmente em ser dominado por outros jogadores. Enquanto a Civilização é ampla, tem muitas maneiras de ganhar o jogo, e está espalhada entre a fórmula 4X.
Qual é melhor no ponto puramente lógico? Não posso dizer.
A minha opinião? Age of Empires.
Isto é devido à preferência mais do que à lealdade. Já joguei mais jogos de Civilization do que o Age of Empires, e o único jogo que joguei com Age of Empires nunca pode realmente superar as minhas experiências com Civilization. Age of Empires tem um encanto que nunca me deixou desde que eu era mais jovem e alcança algo que a Civilização nunca faz bem para mim.
Permite-me focar num ponto específico no tempo e deixar-me imergir nele. Claro, a Civilização explora muito quando se trata de tempo, tecnologia, e até mesmo o tipo de épocas da história. No entanto, sua amplitude às vezes cai para baixo para minhas experiências.
Eu amo jogar história alternativa e ter o tempo de minha vida mudando o mundo, mas eu me sinto mais satisfeito explorando um aspecto da história e ficando imerso nela.
É o meu take.