Casa > O > O Que Significa F/1.8 Em Uma Lente?

O que significa f/1.8 em uma lente?

Quando compra lentes, normalmente encontrará um conjunto de números pintados na frente da lente e na descrição da lente (f/1.8, f/5.6, f/3.5-5.6, etc.). Este número é chamado de "relação de abertura". O que esta relação nos diz é a largura que uma lente irá abrir.

Agora, ironicamente, quanto mais baixa a relação, mais larga a lente irá abrir. Assim uma lente com uma abertura máxima (como a relação apresentada será a máxima que uma lente pode abrir e não a mínima) de f/1.8 permitirá mais luz na lente do que uma lente com f/5.6 de abertura.

A relação de abertura é ajustável na sua câmara. Nos dias do filme SLR, você encontrará um anel mecânico na frente da lente que, girando, poderá mudar o diâmetro. Com a era digital, no entanto, normalmente encontrará pequenos mostradores de plástico para alterar os ajustes de exposição.

Uma relação mais baixa (referida como uma abertura 'rápida') custará muitas vezes mais do que as suas contrapartes mais altas. Especialmente os telefonemas tornar-se-ão bastante caros quanto mais rápido você for. Ao comprar uma lente, é melhor olhar para o seu orçamento e decidir o que é melhor para si. Embora uma lente rápida possa muito bem ser necessária para o tipo de fotografia que deseja fazer.

Além de controlar a quantidade de luz que entra na lente, a classificação da abertura também controla o que é chamado de "profundidade de campo". Isto é o quanto da imagem será vista em foco. Já alguma vez viu um retrato em que o assunto está focado com nitidez, mas os objectos com apenas alguns metros de fundo estão tão desfocados que estão quase irreconhecíveis? Isto é devido a uma configuração de abertura rápida (uma relação numérica baixa). E vice-versa, alguma vez viu uma paisagem em que tanto os objectos mesmo em frente da câmara como aqueles a uma milha de distância são todos igualmente nítidos? Isto deve-se a uma configuração de abertura lenta (uma relação numérica elevada).

Se está a começar a fotografar, pense no tipo de fotografia que pretende fazer. Se desejar fotografar retratos, será necessária uma lente rápida (embora muitos fotógrafos experientes fotografem retratos com aberturas mais lentas). Se as paisagens são a sua paixão, talvez consiga escapar usando a lente lenta do seu kit por um pouco mais de tempo.

E lembre-se sempre, como me disse um fotógrafo, a melhor máquina fotográfica é a que tem nas suas mãos! E suponho que a mesma ideia se aplica às lentes.

Cheers!

Editar: Note-se que, embora a abertura máxima de uma lente seja fixa em pedra e possa ser limitativa, as lentes podem normalmente ir para aberturas muito lentas (f/18, f/22, etc.). A maioria das lentes será capaz de produzir uma grande profundidade de campo. É somente quando você quer uma profundidade de campo rasa (uma pequena quantidade da exposição em foco) que uma baixa taxa de abertura se torna importante.

De Rhodie Scavotto

Como funciona uma câmera móvel? :: As câmaras dos telemóveis têm uma abertura e um obturador?