Existe uma maneira de medir a "saúde" de um coração?
Para 95% da população-
Todos os problemas cardíacos existentes podem ser diagnosticados através de um ECG, eco transtorácico, TMT/ ECG de stress e, por vezes - um 24 Holter.
Para os azarados 5%-
Podem nunca ser diagnosticados. Muitos testes como um teste de estresse nuclear (se houver alto risco de aterosclerose) e um gravador de laço externo/registrador de laço interno podem ser necessários. (para diagnóstico de arritmias infrequentes)
Eu mesma tive uma menina de 10 anos que tinha tido episódios recorrentes de síncope/desfaqueamento. (sem esforço/sudido choque emocional/palpitações/qualquer coisa indicativa de SQTL) Anteriormente, 4 ECGs tinham sido realizados, os quais mostravam um QTc normal. Assim, fizemos um teste de Holter (48 hrs) que se revelou normal. (sem prolongamento de ectopias/QT - mas sem sintomas) Fizemos um teste de monitoramento de eventos por 3 semanas - e isso também foi normal. Finalmente, fizemos um implante de ILR. Eu estava convencido de que não havia nenhuma chance de SQTL. Mas depois de ~2 semanas ela teve um episódio sincopal e boom! -Torsades de Pointes precedido pelo prolongamento de QTc na faixa de ritmo. Depois de um longo interrogatório, ela disse que algumas crianças a tinham chamado tocando no ombro - todas as vezes - e ela ficou chocada - (eu tinha perguntado sobre "ruídos repentinos") o que levou a uma adrenalina - e depois TdP.
(Eu sei, eu sei - parece um episódio de "House MD", mas sim - esta é uma história verdadeira)