Casa > S > Será Que A Apple Apanha Os Seus Clientes No Seu Ecossistema?

Será que a Apple apanha os seus clientes no seu ecossistema?

A Apple apanha os seus clientes no seu ecossistema ?

Voltar no dia, pode alugar um computador IBM Mainframe, os dados que tinha naquela máquina eram dados que não estava a obter, a não ser que estivessem em papel. Praticamente só a IBM poderia ajudá-lo e eles não o ajudariam a mudar para outro sistema. Então, ao longo da história, tivemos fabricantes de computadores que tomaram decisões pouco inteligentes, como conexões proprietárias, drives de disco, mudaram suas portas seriais apenas um pouco e assim por diante. Mas desde os anos 80, você podia, com o mínimo de ajuda, tirar os seus dados de outras máquinas.

A Apple certamente era uma dessas empresas, embora muitas vezes seguissem os padrões, apenas usavam discos SCSI, portas scsi e você praticamente não podia pagar SCSI em um PC, eles tinham a rede Apple Talk, mas isso era para compartilhar um Laserwriter que custava tanto ou mais do que um carro decente na época, você poderia dizer que era um cadeado, mas eu argumentaria contra isso. Eles usavam plugues diferentes para conectar um monitor, teclado e mouse, muitas vezes eram diferentes apenas para serem diferentes.

Agora voltando aos dias de hoje. Você está trancado dentro do ecossistema Apples ? Bem, se você gosta de máquinas muito bem construídas com tempo de bateria fantástico, monitores fantásticos e, sem dúvida, o melhor sistema operacional do mercado, então, sim, você pode dizer isso. Você estaria de certa forma errado.

Apple usa sistemas abertos, você pode facilmente obter todas as suas fotos da aplicação Photos, todos os seus documentos de páginas estão em xml e facilmente interpretados, o mesmo com keynote. Seu sistema de e-mail dot mac é apenas imap.

Mudei de um telefone iPhone 7 para Android, não perdi nada, claro que tive que comprar alguns dos meus jogos e software novamente, a maioria dos dados estava na nuvem, no entanto, ele apenas sincronizou de volta. Se eu decidisse mudar para Linux ou Windows, eu poderia obter todas as minhas fotos e e-mails e tudo mais. Eu poderia até copiar sobre minhas chaves ssh, sem problemas.

Então, não. Não há nada que a apple faça para que você não compre suas coisas, nada. Se você investiu milhares de dólares em software, você teria que escrever isso, mas f.ex. Adobe e Steam dão quase todos os softwares para todas as plataformas.

Quando eu mudei de Photos para Adobe Lightroom, foi tão fácil quanto apontar o Lightroom para o meu diretório de fotos e voila, todas as minhas fotos. Claro que eu perdi todos os meta dados, nomes, rostos e tal, isso é compreensível. Os dados estão lá no meu diretório, se a Adobe quisesse fazer um plugin para lê-los, eles podem.

A Apple aprendeu a lição dos anos 90. Fazer tudo proprietário significa que você tem que fazer tudo também, então monitores, tablets de desenho, drivers, teclados, impressoras, caixas de disco rígido e eu poderia continuar, você precisa acompanhar o mercado. E isso custou tanto a fazer, que ajudou a Apple a quase ir à falência.

Apenas ver o que aconteceu quando a Apple fez todas as suas máquinas usarem apenas USB, o ecossistema de terceiros floresceu. Naquela época eu tinha um PC com conexões USB, e até aquele momento, eu não tinha nada para conectar a essas portas, nada. Então pelo que parece um dia, eu tinha discos externos, tablets de desenho, impressoras, o que você quiser, durante a noite a Apple era a aberta.

O único negativo é que eles não suportam Linux para tocar música. Esse é provavelmente o único lugar que você pode apontar para afirmar que eles travam as pessoas para fora. O problema é que apenas um punhado de pessoas usa Linux no desktop, embora eles estejam aumentando. É difícil fazer aplicativos que funcionam no Linux, basta olhar para todos os aplicativos adobe no linux, não há nenhum. Eles oferecem todo o software para Windows e só entre você e eu, você pode instalar o iTunes no Wine no Linux. Pode não funcionar fora da caixa, mas quase e você pode encontrar ajuda com google.

De Glen Fegan

Como configurar um roteador sem fio :: Qual é o futuro do Python em um sistema embutido (IoT)?