Por que uma motocicleta precisa de uma bateria para continuar funcionando?
Se a sua moto tem um magneto, não precisa de bateria para a manter em funcionamento, mas existem muito poucas dessas motos por perto - pequenas motos de terra, talvez. Se você tem um magneto e pontapé de partida, você não precisa de bateria de jeito nenhum. As bicicletas de estrada legais (com sistemas de injecção de combustível e ignição electrónica) têm demasiadas exigências de potência para um magneto funcionar, por isso têm um alternador e uma bateria.
Bicicletas modernas têm injecção de combustível, bombas de combustível, ignição electrónica, computadores, luzes e sinos e apitos (acessórios) que todos precisam de funcionar antes de a sua bicicleta arrancar e correr. Têm também um alternador que funciona sem o motor. O alternador emite mais energia quanto mais rápido o motor estiver a funcionar. Quando está em marcha lenta, o alternador não produz energia suficiente para manter a ignição e os acessórios a funcionar. Quando a RPM mais alta, o alternador produz mais energia do que a motocicleta precisa, por isso tem um regulador no sistema para evitar que seja sobrecarregado.
O excesso de energia precisa ir a algum lugar e isso faz parte do trabalho de uma bateria. Ela armazena energia para uso posterior em RPMs mais altas. Com RPM mais baixas, a bateria fornece sumo extra para manter as coisas a funcionar e as luzes de escurecimento.
A bateria é um dispositivo de medição da electricidade na sua bicicleta. Evita a distribuição de electricidade através de todos os ciclos de utilização possíveis. É uma espécie de chupeta, elevando os baixos e baixando os altos da saída do alternador. Ajuda a proteger os delicados circuitos electrónicos contra frituras. A bateria armazena energia suficiente para rodar o motor de arranque - que tem uma enorme procura de amperes, em comparação com qualquer outra coisa que a bicicleta corra.
As bicicletas mais modernas não funcionam sem bateria, nem começam sem bateria. É preciso ter electricidade suficiente para alimentar a bomba de combustível, os sensores e os computadores, assim como o próprio motor de arranque para pôr o motor a funcionar e ao ralenti. A maioria destas bicicletas não podem ser iniciadas com a bateria descarregada ou sem bateria. O alternador simples não gira suficientemente rápido nem por tempo suficiente para alimentar a bomba de combustível e a ignição não liga até que o sistema de combustível tenha pressão suficiente.
Artigos semelhantes
- Um cabo de alimentação USB constantemente ligado à bateria da minha motocicleta vai consumir energia suficiente para matar a minha bateria?
- Como é possível que a 4G LTE não esteja funcionando em um telefone onde em outros telefones já está funcionando?
- Posso carregar a bateria de uma motocicleta com um carregador de carro?
- Por que os pneus de motocicleta são tão caros?