Quais são os perigos de ir a lugares com vulcões?
Volcanos e erupções vulcânicas são essencialmente imprevisíveis.
Determinados vulcões, como o Kilauea, estão actualmente (e constantemente) em erupção e sabemos de onde vem a lava e para onde vai - na sua maioria. Quando visitei Kilauea há alguns anos atrás, não pude deixar de notar que todo o solo ao redor da cratera Halemau'mau, estava fumegando. Vou repetir: todo o solo era fumegante, o que significa que o calor do vulcão estava debaixo de toda a área, não apenas da cratera ou dos respiradouros ativos. Caso ocorresse um terremoto, ou aparecesse uma fraqueza no solo onde estávamos, era certamente uma possibilidade e, portanto, um risco, que outras áreas pudessem se abrir de repente e que a lava pudesse jorrar daquilo. Um risco elevado? Talvez não, mas o risco, quando você está tão perto de um vulcão ativo nunca é zero.
Se você está perto de um vulcão que não está em erupção, mas teve tremores harmônicos (mágicos), e o cume está aquecendo, talvez um pouco de vapor / cinza tenha surgido da última cratera conhecida do cume (muito como o Monte Santa Helena fez alguns meses antes de entrar em erupção em 1980), o risco é muito, muito maior. Tanto assim, que o Estado de Washington estabeleceu uma "zona vermelha" ao redor do lado norte da montanha (que um bom número de pessoas estúpidas decidiu ignorar, e algumas delas estão listadas entre os mortos). Mesmo que a seção eruptiva real não fosse conhecida até explodir, os melhores dados do USGS foram usados para isolar a montanha.
Os maiores riscos de despertar vulcões não são tanto a lava, mas os materiais piroclásticos que podem incendiar em alta velocidade, e os lahares que podem ser liberados pelos fluxos piroclásticos. Estes viajam rápido, muito mais rápido do que você pode descer uma montanha. Imagine isto: um fluxo piroclástico (também chamado de tefra se houver também rocha no fluxo) movendo-se a 700 km/h com uma temperatura de 1000 C.
Se você estiver perto de um vulcão que não tenha irrompido em erupções, então os riscos estão no mesmo nível que com a escalada de qualquer montanha, mas os cones compostos de vulcões também não são os mais estáveis.
Sábio do risco, fique a uma distância prudente quando perto de vulcões. Se houver um caminho que tenha sido estabelecido pelas pessoas do Parque / os cientistas ficam nele.