Quais são os perigos do mel não pasteurizado?
"Perigo" deve ser avaliado com base nas probabilidades de ocorrência. Em outras palavras: Quão provável é um efeito observado dado que a causa está presente?
O mel bruto tem uma incidência quase nula de botulismo em adultos, como se pode obter estatisticamente. Não encontrei casos relatados de ocorrência de botulismo em adultos que consumiram mel cru nos últimos anos através do CDC ou NIH, ou dos dados do Departamento de Agricultura dos EUA.
Os adultos normais lidam eficazmente com os esporos de botulinum que por vezes estão presentes no mel e é cada vez mais raro encontrar um caso de doença proveniente destes esporos consumidos através do mel cru.
Essencialmente, para obter envenenamento por botulismo, um humano deve consumir a toxina botulínica que já foi produzida em produtos alimentares mal cozinhados/armazenados onde as bactérias foram autorizadas a crescer. Estas bactérias simplesmente não vivem e não podem viver no mel, mas em alguns esporos de mel podem estar presentes.
Apenas um adulto com o sistema imunológico comprometido, submetido a quimioterapia ou tratamentos de radiação para câncer, ou alguém que está tomando antibióticos potentes que reduziram drasticamente a microflora do intestino estão em risco de desenvolvimento de esporos de esporos de botulinum a partir do mel cru.
Infantes, por outro lado, não têm o sistema imunológico robusto nem o trato digestivo de um adulto e, portanto, estão em maior risco de doenças relacionadas com o botulinum. Seus ácidos estomacais e enzimas digestivas podem não ser capazes de destruir os esporos de botulinum, portanto os esporos se abrem e as bactérias Clostridium botulinum podem crescer e produzir toxinas nos intestinos. Embora esta seja uma possibilidade, o número real de casos é bastante baixo e tornou-se ainda menor quando as autoridades médicas e de saúde pública advertiram as pessoas para não dar mel a crianças com menos de 1 ano de idade.
A propósito, se você aquecer mel suficientemente alto para assegurar a destruição completa de possíveis esporos de botulinum, você destruiu uma boa parte de qualquer valor nutricional auxiliar (fora dos açúcares) do mel e pode também estar comendo xarope de milho com alto teor de frutose (HFCS). Na verdade, se você está consumindo mel de mercearias e grandes caixas "mart's", muito do mel pasteurizado deles é um produto carregado de pesticidas que é comprado de interesses offshore na Ásia e cortado com ou, como descobrimos em casos recentes, pode ser inteiramente HFCS.
I'assumirei meu (pode muito bem ser zero) risco com mel cru, produzido localmente, obrigado.