Porque é que as mudanças de óleo da VW são tão caras?
Volkswagens usam o mesmo óleo e filtros que a maioria dos outros carros. Não há diferença, a menos que você vá a um concessionário. Os concessionários tendem a ter taxas de mão-de-obra mais elevadas, e usam peças e fluidos da marca VW ou com o aval da VW. Isto é de esperar sempre que você for a um concessionário. Nas minhas poucas experiências com concessionárias Volkswagen, as suas taxas de mão-de-obra estão alinhadas com as da Ford, GM e Nissan. Eu não tenho lidado com muitos outros concessionários recentemente, então não tenho certeza de como os outros se comparam; mas o feedback que recebi sugere que eles são praticamente os mesmos.
Em carros mais novos em geral, uma boa parte da mão-de-obra está envolvida em uma troca de óleo por causa de todos os painéis que têm que ser removidos para fazer a troca de óleo. No entanto, alguns fabricantes de carros estão corrigindo isso (estou olhando para você, Toyota e GM.), renunciando aos filtros spin-on antiquados e usando filtros de cartucho que se montam em uma bela e arrumada carcaça no topo do motor. Sim. O óleo sintético já não é significativamente mais caro que o convencional, e dura tanto tempo que acaba por pagar muito menos a longo prazo, devido a intervalos de troca de óleo muito mais longos. Se você mantiver seu carro por 100.000 milhas, você deve fazer de dez a doze trocas de óleo, ao invés de mais de vinte com o convencional. Se você o mantiver por mais tempo, como a maioria das pessoas faz hoje em dia, a economia só continua somando.
As concessionárias não querem fazer trocas de óleo. Eles também não querem trocar pilhas, limpadores e lâmpadas. Se você carregar o suficiente para justificar amarrar um mecânico treinado para fazer uma tarefa tão rudimentar, todos gritam "Rip-off!". Se cobrar um preço que as pessoas considerem justo, você perde dinheiro. Eles não o querem fazer. Esperam que as pessoas o façam elas próprias ou que encontrem um amigo à mão para o fazer por eles. Deixe a barragem de comentários sobre os carros serem mal concebidos para serem difíceis de trabalhar para que os leve ao concessionário, blá, blá, blá, blá, choramingar, choramingar, choramingar...
WRONG.
As concessionárias não concebem carros. Os mecânicos de concessionários odeiam esses desenhadores e engenheiros muito mais do que você alguma vez odiará. Há um elemento de dificuldade intencional incorporado para encorajar as pessoas [que realmente não deveriam trabalhar em carros] a levar seus carros para um mecânico profissional, não necessariamente um concessionário, apenas alguém que saiba como trabalhar nele com competência. Se você projetou e construiu uma máquina complexa e sofisticada e a vendeu para viver, você não gostaria de pessoas sem treinamento que se divertissem com chaves de fendas, estragando tudo e dizendo a todos: "Essas pessoas vendem porcarias"
É assim que muitas pessoas fazem. Elas vêem uma reparação difícil (ou mesmo simples) para a qual são totalmente sem formação e sem qualificações e tentam fazê-lo elas mesmas para poupar dinheiro e acabam fazendo uma bagunça, depois levam para um mecânico de verdade, e depois reclamam do preço de desfazer a bagunça que fizeram, além de resolver o problema inicial.
Dito isto, a maioria dos lugares de peças automotivas tem trocas de óleo especiais correndo o tempo todo. Eles mudam a cada intervalo de período de vendas, (semanal, mensal, trimestral) e se você prestar atenção você pode notar que os preços não costumam mudar muito, apenas as marcas. É muito fácil comprar cinco quartos de sintéticos e um filtro por menos de quarenta dólares americanos. Há um número crescente de carros e caminhões que requerem mais de cinco quartos, e pode ficar um pouco caro quando você tem que conseguir um ou dois ou três quartos extras, mas ainda é muito menos do que pagar alguém para fazer isso. Eu sinto pena das carteiras das pessoas com alguns caminhões a diesel, vários galões, ugh; mas até mesmo o óleo de motor a diesel normalmente está à venda em algum lugar.
Na minha experiência com a Volkswagen (atualmente tenho três Jettas, e tive seis ou sete outros Volkswagens ao longo dos anos.) eles usam peças de qualidade e têm pessoas muito bem treinadas trabalhando nos carros.
Você também pode querer considerar, enquanto lamentando o preço dessa troca de óleo, o que mais geralmente está incluído em uma troca de óleo feita em uma loja. Muitas vezes eles verificam todos os seus outros fluidos, (freio, direção hidráulica, transmissão, refrigerante, lavador de pára-brisas, etc.) e os abastecem para você também. Já vi alguns que também verificam e corrigem a pressão dos pneus e alguns até verificam e substituem as lâmpadas para além dos faróis dianteiros. Seria sábio aprender o que está incluído nesse preço alto antes de determinar o custo versus valor.
Volkswagen mudanças de óleo são mais ou menos o mesmo preço que quase qualquer outro carro básico, a menos que você vá a algum lugar que simplesmente não quer trabalhar na Volkswagens.
Artigos semelhantes
- O óleo não detergente 30 é o mesmo que o óleo SAE 30w?
- Qual é a diferença entre o óleo LDO e o óleo diesel?
- Qual é o perigo de misturar óleo de transmissão sintético completo com óleo de transmissão regular?
- Posso usar óleo de reposição para engrenagens CVT em vez do óleo de engrenagem Honda HMMF para o meu JDM Honda Fit GE6 2010?