Por que os telefones inteligentes são mais caros que os tablets, TVs e laptops?
Primeiro, você está geralmente correcto. Um smartphone midrange hoje em dia é mais caro do que uma TV ou tablet midrange, especialmente se você considerar o preço base (ou seja, para um telefone desbloqueado, sem contar com qualquer contrato ou subsídios de operadora). Eu diria que a parte do laptop é um pouco discutível - aqueles em média são muito parecidos a partir de agora, embora em alguns anos eu acredito que você também estará correto nesta contagem.
Eu vou usar um exemplo com o qual estou muito familiarizado: meu pai, um cara com muita tecnologia que não é um gastador, mas também tem dinheiro de sobra. Ele tem todos os aparelhos anotados aqui e, se quisesse, poderia comprar novos a qualquer momento que quisesse. O laptop dele tem 6 anos - sei exatamente quantos anos tem porque era meu antes de eu vender para ele :-) Ele também tem um iPad mini de 1ª geração e está perfeitamente bem com ele (não sei exatamente quantos anos ele tem, mas pelo menos 5 anos). Sua TV tem um ano, mas a anterior... bem, digamos que eu ainda era uma criança morando com ele quando ele comprou, e agora estou casada com meus próprios filhos e em casa. No entanto, o telefone dele tem menos de um ano, e o anterior tinha cerca de 2 anos quando ele o substituiu.
Então, em relação às TVs e comprimidos, é simples explicar porque é que os telefones custam mais. É verdade que há mais em um espaço menor (o que aumenta o custo de fabricação), mas a principal razão é que eles estão em maior demanda em geral. Essa é a versão tl;dr em uma frase. Extraindo o exemplo do pai, considere o seguinte: quando foi a última vez que você substituiu seu smartphone? Muitas pessoas o fazem a cada dois anos e algumas até o fazem anualmente. Mas quando foi a última vez que você substituiu a sua TV? Parte disto deve-se aos subsídios e promoções das operadoras que baixam o custo, mas muitas pessoas gostam de ter os mais recentes recursos telefônicos e de exibir seus telefones. É algo que você provavelmente tem em você a maioria, se não todo o tempo, e que você usa todo o dia todos os dias e outras pessoas o vêem usando. Você realmente não faz isso com um tablet, laptop ou TV.
Tablets em geral também têm uma demanda muito menor do que outros dispositivos de computação. Muitas pessoas nem sequer possuem um e não se importam. Quando eles eram novos e legais, eu costumava ter um e atualizei algumas vezes. No entanto, acabei por perceber que tenho sempre o meu telefone comigo e que ele pode fazer tudo o que o tablet pode (mais algumas coisas como fazer chamadas) - a única diferença era que a tela era menor, o que não era grande coisa para mim. Devo também notar que as telas dos smartphones ficaram cada vez maiores, e você vai notar que as telas dos tablets também ficaram maiores em resposta. Este é o problema do mercado de tablets - tem que ser distinto de alguma forma de um telefone (que todos já têm), mas os telefones estão invadindo-o. À medida que os tablets sobem de tamanho, eles estão ficando mais desajeitados e pesados, o que está começando a invadir a portabilidade do laptop. Mas os laptops podem fazer muito mais, então... é um mercado difícil de se estar no momento. Parece que a tendência atual é ou ir muito baixo e barato, e manter o tablet como um dispositivo de entretenimento (a linha Fire da Amazon segue este caminho) ou ir muito alto e tentar torná-lo um substituto do laptop (Surface e iPad Pro seguem este caminho). Mas de qualquer forma, é uma venda muito difícil - a maioria das pessoas vai optar por um telefone ou laptop.
Laptops, eu diria que atualmente os preços são semelhantes. No entanto, os preços dos portáteis em geral têm vindo a baixar enquanto os telefones têm tendência a subir. Eu acredito que os telefones têm um longo caminho a percorrer para substituir totalmente os laptops - as pessoas ainda precisam de computadores para coisas como o trabalho, onde você precisa de uma tela grande e teclado físico. A razão pela qual os preços dos laptops estão com tendência para baixo é a mesma: a demanda está diminuindo no mercado consumidor. As empresas continuarão a gastar em máquinas caras no futuro próximo, mas com que frequência você substitui o seu laptop? Provavelmente com a mesma frequência que as TVs e os tablets. A menos que um laptop morra ou seja incapaz de fazer algo que você precise por falta de energia, você provavelmente não vai comprar um novo.
Existe também o fator tecnológico. As actualizações telefónicas tendem a ser muito mais visíveis e a chegar mais rapidamente ao mercado. Alguns deles são o marketing para ter certeza, mas também tem havido avanços notáveis no hardware para melhorar a usabilidade ou apenas fazer com que pareça mais legal. Por exemplo, os primeiros smartphones funcionaram em redes 2G. Agora eles estão lançando 5G e mesmo em 4G você pode facilmente transmitir vídeos HD - algo inaudito há apenas alguns anos. As telas OLED são típicas dos smartphones topo de gama, assim como a relação tela/corpo muito alta. A autenticação biométrica também é muito comum em geral. Eles já estão prototipando telas dobráveis e sensores biométricos na tela para telefones.
Agora olhe para os outros dispositivos. Os OLED TVs começaram a ser lançados há alguns anos, e ainda são extremamente caros. A maioria dos tablets e laptops não tem nenhum dado móvel. A maioria ainda não tem autenticação biométrica, e é apenas recentemente que isto começou a mudar. As moldura espessas são muito comuns em todo o processo. Na maioria das vezes, o maior avanço que você verá em tablets ou laptops são componentes cada vez mais poderosos - o que, vamos encarar, não é muito excitante. Por que isso acontece? Mais uma vez - é a demanda: vale a pena investir mais P&D e esforço na produção dos telefones porque eles simplesmente ganham mais dinheiro.
Tem também o fator 'oops'. As pessoas perdem telefones e os quebram muito mais do que televisores, laptops e tablets, porque - mais uma vez - você sempre tem o seu telefone com você. Acidentes são mais comuns em coisas que se movem muito - basta perguntar a qualquer pai ou mãe. É também um dispositivo menor com uma mão que é muito mais fácil de largar ou perder. Isto também aumenta a demanda.
Artigos semelhantes
- Por que os smartphones atuais custam mais do que a maioria dos laptops quando os laptops são mais potentes?
- Por que os laptops são mais caros que os PCs?
- Vidros inteligentes como o Google Glass vão substituir telefones e tablets?
- Os tablets Android estão causando algum impacto no mercado de tablets?